Compartilhe

Support Us

19 novembro 2013

Não é muita coisa, mas...


Comissão aprova punição para aluno que desrespeitar professor

Comissão aprova punição para aluno que desrespeitar professor
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.
Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.
O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.


22 agosto 2013

Orientações de como produzir um artigo de opinião (são dois textos)

TEXTO 1 fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm

Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.
Reescreva-o, se necessário.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola



TEXTO 2  Fonte:
 http://linguagenselinguagens.wordpress.com/2011/05/18/como-redigir-um-artigo-de-opiniao/



Contudo, é um texto em que se observa a presença de ironias, citações intertextuais, metáforas, provérbios e explicações diversas sobre o ponto de vista do autor em relação ao tema proposto.É importante lembrar sempre que a estrutura INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO deve ser obedecida. Para isso, criei algumas sugestões para orientar meus alunos a produzirem o artigo de opinião de forma coerente, sem fugirem do tema. Vejam a seguir.



Para a INTRODUÇÂO, (em cinco a sete linhas) podem escolher a abordagem, apresentação do assunto através de:a) questionamentos(considerando que todos deverão ser respondidos pelo autor, ao longo do texto)b) alusão históricac) comparação entre passado, presente e perspectiva para situações futurasd) relatos de fatos relacionados ao assunto e posicionamento do autor sobre elese) citação de um provérbio, dito popular ou pensamento filosófico conhecido relacionados ao assunto e apresentar a explicação para elesf) dados estatísticosg) declaração sobre o assuntoh) definição do assunto e posicionamento a respeito dela



Quanto ao DESENVOLVIMENTO,  (em três parágrafos, com mais ou menos quinze linhas) sugiro que, ao argumentar sobre o assunto, visto que o artigo de opinião é um texto de caráter persuasivo, os alunos apresentem sobre o assunto abordado na introdução:
a) causas e consequências para a situação-problema abordada na introduçãob) exemplos que ilustrem o assuntoc) comparaçõesd) justificativase) citações



Já no DESFECHO (em cinco a sete linhas)de um artigo de opinião, o ideal é elaborar a chamada CONCLUSÃO-PROPOSTA através de:a) apresentação de soluções para a situação-problema ou sugestões para melhorias ou conservação do que, ao longo do texto, o autor definiu como fatores positivos sobre o assunto. O ideal é que o artigo de opinião denote as perspectivas do seu autor em relação ao tema abordado.
Professora Valéria Duarte Guedes

25 abril 2013

Escola, aula, profissão, nada


Indignação, tristeza, remorso, arrependimento, frustração, sentir-se num beco-SEM-SAÍDA, silêncio, chingos, desânimo, solidão, gritos, mãos atadas, cegueira, visão, dó, pena, RAIVA, sentir-se a perder tempo, sem sentido, ignorância, ideias, FALTA DE IDEIAS, IRA, SOA O SINAL, RESPIRO, AI MEU DEUS!, PROSTRAÇÃO, encontro com nada, desencontro, celulares, erros, NÃO SEI, NÃO SABEM, NÃO QUEREM SABER, FALTA DE RESPEITO, revolta, GREVE, não ao conhecimento!, 33,33,33???, falta, pó, giz, suor, PERDAS, vermelho, azul, ciclociclociclo, tobogã, pais???, conversas, tchutchualeleque..., aula,  areia movediça, desconstrução, cidadania, dor, BURRICE, HAHAHA, É NÓIS..., psicólogo, psiquiatra, psiquiNADA, PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!, acabou faz tempo, ler, escrever, VER, nada, média, crosta terrestre da média, não querer mais lecionar, leciOQUÊ??, INSÔNIA, pesadelo, terror, desarranjo, automutilação cerebral, o que que eu escolhi pra mim?, fim, pra quê que eu quero saber disso, drogas, drogados, morte, desespero,
Silêncio, solidão, dor, tristeza, nem um pouco de saudade.