Compartilhe

Support Us

02 abril 2012

Diário de Bordo / ABRIL

É isso aí, o mês mudou e o tema também, o esquema de participação é o mesmo , porém o tema é sobre o APARTHEID, tanto na África quanto em outros cantos do mundo, bem como aqui no Brasil. Pesquise, leia, poste seus conhecimentos e opiniões sobre o tema. Sua atividade também terá de ser desenvolvida no Diário de Bordo/caderno.

70 comentários:

  1. o apartheid e´a raça e negros e brancos de cor indianos, esse fato que eu posso entende avia tambem muitas violencias!!!
    JULIANA ANJOS 8 C

    ResponderExcluir
  2. o Apartheid na verdade foi politica racial,ou seja uma discriminação racial contra negros.Isso ocorreu de 1948 a 1994,mas hoje em dia ainda existe sim discriminação contra negros e indígenas,como por exemplo o Brasil,que ainda existe discriminação racial.No Apartheid apenas os brancos poderiam votar e os negros tiveram que obedecer a esse processo

    Beatriz de Fatima 8ªC

    ResponderExcluir
  3. O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
    os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantustões.

    Vitor Silva 8ºD

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o video muito interessante.Fala sobre o racismo entre as pessoas as discriminaçoes algo que é muito errado pois a discriminacao e um preconceito muito ruim para todos.

    Thalia 8ºD

    ResponderExcluir
  5. O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. O apartheid Sul-africano foi condenado internacionalmente como injusto e racista. foi um regime de segregação racial adotado de 1948, a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul,no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

    Thalia 8°D

    ResponderExcluir
  6. O TERMO APARTHEID SE REFERE A UMA POLITICA RACIAL IMPLANTADA NA ÁFRICA DO SUL QUE SO A MINORIA DOS BRANCOS PODIAM VOTAR JA OS NEGROS TINHA QUE OBEDECE RIGOROSAMENTE Á LEGISLAÇÃO SEPARATISTA ELE PROIBIA OS NEGROS DE VOTAR E DE ADIQUIRIR TERRAS NA MAIOR PARTE DO PAIS OBRIGANDO A VIVER EM ZONAS RESIDENCIAIS SEGREGADAS
    JAQUELINE 8D

    ResponderExcluir
  7. foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.rodrigo vinicius 8ªC

    ResponderExcluir
  8. O apartheid foi muita violência, crianças negras tinham mais chances de morrer do que uma criança branca!
    Gabriel Oliveira 8°B

    ResponderExcluir
  9. Nossa sinceramente ainda bem que é um novo tema, por que Nazismo já estava enchendo, mesmo que eu goste da história do nazismo, não as mortes já mais isso, mais sim a verdadeira história. Sobre o Apartheid já a havia visto vários filmes relacionado a isso então eu acho q esse mês vai ser bem legal :)
    Monique Ramos 8°A

    ResponderExcluir
  10. No apartheid teve grandes proibições como casamento de brancos e negros, negros não podem circular nas cidades, negros não podem usar bebedouros, banheiros públicos, não podem usar nada publico.
    Os negros eram umilhados constamtimentes pelos brancos com grandes probições

    jefferson 8ªB

    ResponderExcluir
  11. Apartheid era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.

    Danielle Dantas Silva 8°C

    ResponderExcluir
  12. O apartheid não foi um mero racismo, pois constituiu um sistema social, econômico político-constitucional que visava barrar a integração étnica da África do Sul.

    Jhonatta 8ªB
    Northon 8ªB
    William 8ªB

    ResponderExcluir
  13. O apartheid se refere a política racial na África do Sul, De acordo com o Regime ,a minoria branca,os únicos com direito a voto,enquanto a maioria negra restava a obrigação de obedecer a legislação separatista.

    Sammer Neves 8ªB
    Nicolas Correia 8ªB
    Christian Correia 8ªB

    ResponderExcluir
  14. Um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.


    Gabriela cristina 8°B
    Geovanna Maria 8°B

    ResponderExcluir
  15. Apartheid , era a divisão racial , entre Negros , Brancos ,Indios e etc , e dividia os direito sociais , e também brancos e negros não poderiam ser casar . E isso torna um racismo horrível , que hoje em dia ainda existe. Apartheid conhecido como discriminação a cor , uma luta que os negros enfrentam até hoje.Os negros tinham bases sociais diferentes dos brancos e isso os tornavam mais agressivos.E na Africa do Sul eles conseguiram estabelecer oficialmente o bloqueio a politica.
    Carolina Moretti 06 ee Nathalia Naves 29 ; 8°B

    ResponderExcluir
  16. O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul.
    Leonardo seit
    Jussara vieira
    Carol gomes 8°B

    ResponderExcluir
  17. O Apartheid Era os militares brancos que detiam os negros , isso aconteceu apartir de 1948 na Africa Do Sul , O Apartheid era q os povos brancos eram racistas . E eram feitos designar um regime em que os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos.
    Leonardo Santiago , Nathalia santos e Michelle 8°b

    ResponderExcluir
  18. O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo.
    Ass: Ariel Ayala de Lima sena
    Ass: Caique
    8ªA

    ResponderExcluir
  19. O Apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994.
    A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos".
    O Apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul.

    Nomes : Sidney Andrade 8°A
    Rodrigo G. Duda 8°A
    Mateus Amorim 8°A

    ResponderExcluir
  20. O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista
    NOME:GABRIEL HERCULANO DA SILVA N14 8A

    ResponderExcluir
  21. O Apartheid foi um regime racista de cores entre brancos,negros e indios que se iniciou na africa do sul em 1948.
    o Apartheid fez com que a população se dividisse em duas partes na qual negros nao podiam serem vistos usando as mesmas coisas que os brancos,os brancos tinham mais direitos que o negros como por exemplo :transporte publico,banheiro publico,nos bebedouros,na saude, na educação, etc..
    os negros que eram vistos bebendo agua no mesmo bebedouro de um branco apanhava tanto que as vezes até morriam..
    ou seja isso foi uma crueldade que nos tambem consideramos como um segundo holocausto so que com preconceitos diferentes...
    isso foi um grande crime com a raça humana.

    Alexandre Paes nº3
    Leonardo Granato nº23
    Vinicius Nobuo nº37
    8ªserie A

    ResponderExcluir
  22. O Apartheid foi um regime racial contra os negros que fizeram,muitas pessoas sofrerem principalmente nelson mandela que foi um homen negro que lutou contra o apartheid... Que logo quando começou a lutar contra seus direitos foi preso.
    Apesar de tudo que eles sofreram ainda tinha umas leis que o empediam os negros de sair de suas cidades para ir para outras . na verdade para os lideres do apartheid os negros ,era como um animal que eles matratavam...

    Por: Adrielle e Beatriz moreira 8°A

    ResponderExcluir
  23. O Apartheid foi um regime de segregação racial adotado oficialmente pela Africa do Sul em 1948 no qual separava as pessoas pela raça/cor , apesar do Apartheid existir na Africa do Sul desde 1917 em 1948 foi oficializado como um regime, o Apartheid existiu tambem em outros paises como os Estados Unidos, o Apartheid criou muito conflito até mesmo entre os paises, como o embargo comercial contra a Africa do Sul alem dos protestos na Africa do Sul, Nelson Madela foi o protestante que mais se destacou por liderar os rebeldes e assumir a presidencia da Africa em 1994 até 1999, em respeito a isso a ONU criou o Dia Internacional de Nelson Madela

    Ericsson Isidoro , 8ºA

    ResponderExcluir
  24. APARTHEID TROUXE O RACISMO CONTRA OS NEGROS 1948 NA AFRICA DO SUL
    RICHARD GUILHERME 8A

    ResponderExcluir
  25. Apartheid e quando o governo da Africa separa os negros dos brancos , tendo áreas que os negros eram proibidos de andar , e hospitais , ambulâncias e transporte públicos separados;por preconceito racial da
    "minoria branca" contra negros.Que durou até Nelson Mandela ser eleito presidente da África do Sul.
    Karoline Cristina N19-Daira Rodrigues N11-8A

    ResponderExcluir
  26. O termo apartheid se refere a uma política racial inserida na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, tinham todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer firmemente à legislação separatista.
    Por : Ágatha Cristina , Giovanna Magalhães e Thayná Fernanda 8ªA

    ResponderExcluir
  27. O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. causaram muitas revoltas populares e protestos contra o banimento da oposição e a detenção de líderes anti-apartheid.Conforme a desordem se espalhava se tornava cadavez mais violenta
    jaqueline 8d

    ResponderExcluir
  28. Apartheid era um regime que negava aos negros da Africa do Sul os direitos sociais, econômicos e político. Começou a ser usado legalmente em 1948.
    O governo era controlado pelos brancos de origem européia, que criavam as leis e governavam apenas para o interesse dos brancos.
    Em 1990 teve a libertação de Nelson Mandela preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul tornando-se o primeiro presidente negro do país.

    Larissa Castro 8°D

    ResponderExcluir
  29. Pelo oque entendi,o termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto,tinha todo poder político e econômico no país, enquanto à grande maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
    Lucas S.Pires 8ªB

    ResponderExcluir
  30. O Apartheid um regime segregacionista que negava, aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o Céculo 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.
    O governo era controlado pelos brancos de origem européia, que criavam as leis e governavam apenas para o interesse dos brancos.

    Gabriela cristina 8°B

    ResponderExcluir
  31. Segundo pesquisas q fiz o Apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul, de acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista. O apartheid também não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.
    8ºC

    ResponderExcluir
  32. o apartheid vou uma política racial,e e tambem não tinha acesso ao negros e era obrigação obedecer a legislação separatista apartheid no caso foi isso q eu entender!!!

    ResponderExcluir
  33. A segregação racial na Africa Do Sul teve inicio inda no período colonial, mas o Apartheid foi introduzido como política oficial após as Eleições gerais em 1948, a legislação dividia grupos raciais Negros, Brancos, de cor e indianos.

    Vitor Silva 8ºD

    ResponderExcluir
  34. Apartheid mais racial na Africa do Sul, só os brancos tinham direitos de votar e etc. Os negros definitivamente eram excluidos do que os brancos usavam. Sem a capacidade de pensar sobre os passado, de que um dia podem ter sido da mesma família. Todos temos que pensar que a cor é uma coisa que não temos que se importar, pois todos são iguais , e as vezes somos excluidos por nos mesmos e por relações economicas . Vamos pensar que temos que mudar o mundo e acabar com o racismo, pois todos somos iguais e pertencemos a mesma familia.
    Carolina Moretti 06 ; 8°B Fernando 09

    ResponderExcluir
  35. O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
    Marcelo Aires 8B

    ResponderExcluir
  36. O APARTHEID FOI um regime de segregação racial na africa do sul onde brancos e negros não se misturavam, so teve fim no governo de Nelson Mandela
    ROBERTA DOS SANTOS 8D

    ResponderExcluir
  37. Apartheid significa "Vida separada”, é uma palavra de origem africana, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos.
    Ou seja, Negros, Indianos, e pessoas de cor não possuíam direitos na política, pois não eram considerados cidadãos, por causa da cor de sua pele. Enquanto os Brancos tinham todos os direitos possíveis. Isso separou a sociedade, e criou um mundo ainda mais racista, até nos dias de hoje.
    Não há nada mais incorreto e sem sentido!Afinal, a igualdade deve prevalecer sempre, pois não há diferenças entre seres humanos, não há "Raças diferentes”, somos da mesma espécie, não há motivos para isso. Cores são diferenças de aparência, e até agradáveis, porque se fossemos todos idênticos, o mundo não teria graça, a não existiria vida de verdade na Terra, é mais fácil existir uma pessoa só.


    Kathleen Bonfim.
    8°B.

    ResponderExcluir
  38. o Apartheid foi um regime de segregação racial que foi iniciado na África do sul , foram cercados pelo governo apesar de ter a maioria negros ... acho que isso é um absurdo pois o preconceito racial é coisa de pessoa que não pensa , pois acho que todos somos iguais !

    Alexandre Paes 8°A

    ResponderExcluir
  39. Uma das bases do Apartheid era a separação das pessoas segundo a "cor" da pele. Tudo era separado, até telefones públicos e bancos de praça eram uns para ·"europeans" (ou seja "brancos"), e outros para "africans" (ou seja "negros").. Felizmente houve uma feroz resistência e o sistema colapsou e a sociedade se abriu. Mas muita gente sofreu muito. O próprio Mandela passou quase trinta anos atrás das grades por estar contra aquele sistema.
    MAYARA APARECIDA BRAZ 8D

    ResponderExcluir
  40. Apartheid - vida separada

    É uma palavra de origem africana, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente em 1994 eleições livres foram realizadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apartheid - vida separada

      É uma palavra de origem africana, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente em 1994 eleições livres foram realizadas

      MAYARA APARECIDA BRAZ 8D

      Excluir
  41. A legislação do apartheid fala que de acordo com os líderes do Partido Nacional, a África do Sul não formava uma única nação, mas sim quatro nações composta por quatro grupos raciais distintos: brancos, negros, de cor (mestiços) e indianos. Estes grupos foram divididos em mais de treze "nações" ou federações raciais. Os brancos abrangia todos os falantes de inglês ou africânder; a população negra foi dividida em dez grupos linguísticos.

    Rodrigo G. Duda 8ªA

    ResponderExcluir
  42. Apartheid é uma palavra africana que significa ``vida separada´´ que se iniciou na África do sul em 1948.Os Negros, não possuíam direitos na política, não eram considerados cidadãos, pala sua cor. Enquanto os Brancos tinham todos os direitos.

    jefferson bºB

    ResponderExcluir
  43. A palavra Apartheid significa "vida separada", teve sua origem na África do Sul em 1.948 e só terminou em 1.990
    O Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis que ocorreram no Mundo.
    A antiga constituição Sul-Africanateve incluia artigos claros da discriminação racial entre seus cidadões, mesmo os negros sendo a maioria da população.
    Os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
    Aline Pereira da Silva 8ªC n°2

    ResponderExcluir
  44. Com o fim do império português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodésia, atual Zimbábue (1980), o domínio branco na África do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid. A Organização das Nações Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. O presidente Piter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista.

    Danielle Dantas 8°C
    Gabriele Soares 8°C

    ResponderExcluir
  45. O apartheid ocorreu no Continente Africano, era a divisão dos negros e dos brancos, uma pessoa importante foi o Nelson Rolihlahla Mandela, ele foi preso por ir contra o grupo político que associava o apartheid.
    Depois de muitos anos e lutas, ele consegue fazer um Tratado de Paz, e por isso foi premiado a premio nobel da paz.

    Nome : Lucas, Vitor, Vinicius

    ResponderExcluir
  46. O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
    Assim teve a divisão de negros e brancos.


    Nathalia Silva Tavares 8°D

    ResponderExcluir
  47. O Apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a Àfrica Do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detençãode líderes Anti-Apartheid.

    Vitor Silva 8ºD nº35

    ResponderExcluir
  48. Apartheid , significa que cidades foram foram divididas , e na maioria dos lugares os negros não poderia entrar , traduzindo melhor , onde hoje nós chamamos isso de preconceito , mais graças a o guerreiro da liberdade Nelson Mandela , lutou a favor de seus direitos ; e isso tudo acabou , ou melhor , não acabo ainda existe o preconceito , mas não existe mas divisão de cidades.

    Nome : Nathália Veiga Naves 8ªB
    n:29

    ResponderExcluir
  49. O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes anti-apartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.
    O apartheid Sul-africano foi condenado internacionalmente como injusto e racista. Em 1973 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou o texto da Convenção Internacional da Punição e Supressão ao crime do Apartheid. A intenção imediata da convenção era provir a estrutura formal e legal para que os membros pudessem aplicar sanções para pressionar os governos Sul-africanos a mudar suas políticas. Entretanto, a convenção foi fraseada, em termos gerais, com a intenção expressa da proibição de que qualquer outro estado adote políticas parecidas. A convenção ganhou força em 1976.

    Sidney Andrade 8° A
    N° 33

    ResponderExcluir
  50. O Apartheid foi um regime militar mais cruel do mundo, descriminava pessoas pela cor da pela, esse acontecimento aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990. Na antiga África do sul eles deixavam bem claro essa política racial, mesmo sabendo que a maioria da população era negra.
    No começo do século XX essa minoria branca começou a criar leis que garantia o poder contra a população negra. Essa política racial ganhou força e se oficializou no ano de 1948, chamada de Apartheid, quando tudo isso estava acontecendo, negros não podiam participar de grupos políticos, tinham que morar em zonas afastadas de brancos, os negros trabalhavam em minas, comandadas por capatazes brancos.
    Para lutar contra essa injustiça os negros criaram um grupo clandestino onde o presidente era Nelson Mandela, quando os brancos descobriram prenderam Nelson Mandela ,ele foi condenado prisão perpetua, a partir dai o Apartheid se tornou mais violento.
    Com o fim do Império Português na África a ONU fazia de tudo para o Apartheid acaber de vez. Em 1991 o presidente Frederick de Klerk decretou o fim do movimento racista.
    Bom ele decretou o fim do Apartheid, mas na população atual ainda existe gente com essa bobagem de descriminação racial na cabeça, mas pra que tudo isso ? O que importa não é o rotulo da pessoa mais sim o que ela tem por dentro, Todos nos somos irmãos de alma, por dentro temos uma certa semelhança então por que ter preconceito com negros, japonese , índios e entre outros, devemos abrir a mente e ir mais fundo no que mais interessa o verdadeiro caráter da pessoa e quem ela é por dentro. Então eu peço para a sociedade acaber de vez com isso, por que apesar de tudo ainda existe o preconceito, infelizmente.
    Monique Ramos 8° A

    ResponderExcluir
  51. o apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do partido nacional da áfrica do sul,no qual os direitos de grande maioria dos habtantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. christian 8b

    ResponderExcluir
  52. Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.
    Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.

    Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

    Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.

    Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.

    Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.

    Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.

    Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.

    Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

    Rodrigo G. Duda 8ªA

    ResponderExcluir
  53. o apartheid não foi um mero racismo,pois constituiuu um sistema social,economico político constitucional que visava barrar a integração étnica da áfrica do sul.
    os boroes,hoje denominados afrikaner,descendente de holandeses povoaram a áfrica do sul a partir do século 17,legislaram por meio do partido nacionalista apartheid que significa em língua afrikaans identidade separada.
    christian 8b.

    ResponderExcluir
  54. Estava pesquisando é vi que as principais leis do Apartheid eram:
    -Proibição de casamento entre brancos e negros - 1949.
    -Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos - 1950.
    -Proibição de circulação de negros em determinadas áreas da cidades - 1950.
    -Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951.
    -Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953.
    -Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953.
    Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou vária medidas e colocou fim ao apartheid. Entre estas medidas estava a liberação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.


    Nathalia Silva Tavares 8°D

    ResponderExcluir
  55. Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação foi libertado em 11 de fevereiro de 1990. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

    jefferson 8ªB

    ResponderExcluir
  56. "O objetivo do apartheid era separar as raças no terreno jurídico (brancos, asiáticos, mestiços ou coloured, bantus ou negros), estabelecendo uma hierarquia em que a raça branca dominava o resto da população e, no plano geográfico.
    o apartheid alcançou o sua plenitude quando sua população negra ficou relegada a pequenos territórios marginais, autônomos e privados da cidadania sul africana.
    Em 1960, a África do Sul foi excluída da Commonwealth (Comunidade das Nações). A ONU aplicou sanções. Em 1972, a África do Sul foi excluída dos Jogos Olímpicos de Munique, perante a ameaça de boicote geral dos países africanos. Finalmente, em 1977, o regime sul africano foi oficialmente condenado pela comunidade ocidental e submetido a um embargo de armas e material militar. Em 1985, o Conselho de Segurança da ONU convocou seus Estados membros para adotar sanções econômicas.
    O fim da Guerra Fria precipitou o fim do apartheid. O presidente Frederik de Klerk ,depois de várias negociações com os representantes das diversas comunidades étnicas do país, pôs fim ao regime racista em junho de 1991. Daí em diante, a população negra recuperou seus direitos civis e políticos.
    O processo culminou com a chegada de Nelson Mandela, mítico militante anti-apartheid que tinha passado 27 anos na prisão, à presidência da República da África do Sul.".

    Diz a "história" que o Apartheid teve fim, mas no fundo sabemos que isso não é verdade,afinal o preconceito ainda permanece e tão vivo,que muitos negros ou pessoas de cor são discriminadas,xingadas,humilhadas,não tem todos os direitos que deveriam ter,perdem benefícios,e até mesmo crianças passam por isso em escolas(bullying).Todos esses atos faz da sociedade repugnante!
    Não somos todos iguais e nem devemos ser, e temos que aceitar as diferenças de cada um, pois se fossemos iguais em aparência o mundo não teria graça, seria como olhar para todos os lados e sempre ver a si mesmo, como se estivesse em um local repleto de espelhos. Não veríamos defeitos e muito menos qualidades, pois não saberíamos o que é isso, não conheceríamos por existir apenas um tipo de ser humano, com as mesmas caracterizas. Seria como se existisse uma pessoa só no planeta, solitária, sem alegria, sem conhecimentos, sem nada, sem vida.
    Então antes de criticar temos que pensar, cada um de nós é dependente do outro, hoje humilhamos, amanhã somos humilhados, não vivemos sem as diferenças, pois são elas que fazem o mundo, por tanto devemos aceitar tudo e todos exatamente como são.

    Kathleen Bonfim.
    N° 20.
    8°B.

    ResponderExcluir
  57. O APARTHEID FOI UM DOS PIORES PRECONCEITOS QUE ACONTECEU NO MUNDO.
    NELSON MANDELA FOI UM DOS MIORES LÍDERES AO RESPEITO DO RACISMO CONTRA OS NEGROS.
    TINHAM LEIS IMPOSTAS CONTRA OS NEGROS.
    EU SOU CONTRA AS LEIS CONTRA OS NEGROS POR QUE TODO MUNDO É IGUAL,NÃO TEM ESSA DE SEPARAR OS NEGROS DOS BRANCOS POR QUE ELES TAMBÉM SÃO HUMANOS.
    CHRISTIAN 8B.

    ResponderExcluir
  58. O Apartheid foi um regime militar mais cruel do mundo, descriminava pessoas pela cor da pela, esse acontecimento aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990. Na antiga África do sul eles deixavam bem claro essa política racial, mesmo sabendo que a maioria da população era negra.
    Foi a divisão das cores ! Foi os mau tratos contra o ser humano.
    Ingryd Carolyne 8°A

    ResponderExcluir
  59. O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis no mundo.Isso aconteceu na Africa do Sul de 1948 á 1990.O apartheid aconteceu porque os povos brancos eram racistas.

    ResponderExcluir
  60. As reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o Apartheid.

    Vitor Silva 8ºD Nº35

    ResponderExcluir
  61. O apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil.Em 1960, a policia matou 67 negros, que participavam de uma manifestação. O massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.
    Coma o fim do império português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodénsia, atual Zimbábue (1980), o domínio branco na África do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid. A Organização das Nacões Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. O presidente Piter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista.
    Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogos com o CNA. Sua política foi legitimada por um plebiscito só pelo fim do apartheid.
    Klerk e Mandela ganharam o Prêmio Nobel de Paz em 1993. Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.
    As eleições parlamentares de 1999 foram vencidas pelo candidato indicado por Nelson Mandela, Thabo Mbeki, descartando qualquer tentativa de retorno a uma poítica segregacionalista no país.


    Nathalia Silva Tavares 8°D

    ResponderExcluir
  62. O APARTHEID TAMBEM FOI UM REGIME MILITAR MAIS CRUEL DO MUNDO ITEIRO POIS
    FOI QUASE A MESMA COISA QUE UMA DESCRIMINAÇÃO PELAS PESSOAS POIS O POVO BRANCO ERAM RASISTAS.
    NUMERO 8
    8D

    ResponderExcluir
  63. No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.

    Ana Beatriz 8ªA

    ResponderExcluir
  64. Após o fim do apartheid, o novo regime aplicou diversas ações afirmativas visando beneficiar as vítimas do regime discriminatório. Porém o novo regime acabou por segregar os sul-africanos de origem chinesa que viviam no país desde o inicio do século e que também sofreram os efeitos discriminatórios do apartheid, mesmo que em menor escala. Somente em 2008, após a Associação Chinesa da Africa do Sul entrar com uma ação na Suprema Corte Sul-Africana que os sul-africanos de origem chinesa passaram a ser definidos como "novos negros", se tornando então também elegíveis para os benefícios de compensação concedidos às vítimas do apartheid. A definição dos sul-africanos de origem chinesa como "novos negros" só irá beneficiar aqueles que já possuíam a cidadania sul-africana antes de 1994, excluindo os imigrantes pós-apartheid, o que deve beneficiar cerca de 15.000 dos atuais 300.000 chineses sul-africanos.

    Rodrigo G. Duda 8ªA

    ResponderExcluir
  65. O termo APARTHEID se refere a uma política racial implantada na África do Sul , a oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Em 1960 .
    Faraline de Oliveira
    nº11 8ºC

    ResponderExcluir
  66. o apartheid e´amistura entre os negros, brancos os indianos, esse cas que eu possocompreender é que avia tambem muitas violencias NOME:kaue luiz de macedo n*22 8*c

    ResponderExcluir
  67. O Apartheid foi um regime racial de 1948 à 1994 pelo Partido Nacional da África do Sul.Ele diminuiu os direitos da maioria africana,os negros e o governo foi feito pela minoria,os brancos.
    O Apartheid touxe violência em um momento significativo de resistência interna.
    Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a oposição,o que culmunou com as eleições multirraciais e democráticas de 1994,que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano liderado por Nelson Mandela.
    Milena O. Souza 8ªD N°41

    ResponderExcluir
  68. A foto aborda o assunto da discriminação racial. A raça de uma pessoa não faz dela diferente de outra somente pela cor da pele. Os "brancos" e os "negros" são iguais, de certo a cor da pele, mas de tal forma possuem o mesmo direito de realizarem as mesmas coisas. Os direitos, Deveres e Liberdade de ambas as raças, não somente de brancos e negros, mas tbém mestiços e outros, são as mesmos.
    A imagem em si, aborda a igualdade das duas pessoas.

    Fabiana Targino Nº14 3ºC

    ResponderExcluir

Obrigada por participar! Sua opinião é sempre válida...