O que caracteriza o trabalho escravo hoje no Brasil?
Estima-se que hajam 25 mil vítimas do trabalho forçado no país
Paula Sato (Paula Sato)

Mão de Lazo, de 67 anos, escravizado numa fazenda do sul do Pará. Foto: Ricardo Stuckert
Para o artigo 149 do Código Penal brasileiro, o crime de escravidão é definido como "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto". Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tipifica a prática como "todo trabalho ou serviço exigido de um indivíduo sob ameaça de uma pena qualquer para o qual não se apresentou voluntariamente". Ou seja, na escravidão moderna não há tráfico nem comercialização, como acontecia na época colonial, mas a privação da liberdade continua sendo a principal característica da prática. Luiz Machado, responsável pelo Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil da OIT, acredita que as condições atuais são ainda piores do que as sofridas pelos negros até o século 19, "hoje em dia, o indivíduo é descartável. Se um trabalhador fica doente ou morre, é fácil achar outra pessoa que vai se submeter a isso. Antigamente, os negros podiam ser castigados fisicamente, mas eram bem alimentados, já que um escravo saudável e forte era muito mais valioso".
Segundo estimativas da OIT, em 2005 havia 12.3 milhões de vítimas do trabalho forçado no mundo, 77% delas na Ásia. No Brasil, os números também não são animadores. Segundo cálculos da Comissão Pastoral da Terra, existem no país 25 mil pessoas submetidas às condições análogas ao trabalho escravo. Entre 2004 e 2008, o Ministério do Trabalho resgatou 21.667 trabalhadores nessa situação. Nesses casos, o empregador é obrigado a pagar indenização aos ex-funcionários, que também recebem seguro-desemprego por três meses.
Compreendi que o Trabalho escravo atual é pior do que o trabalho escravo na época colonial pelos negros até o século 19.Isso é degradante!
ResponderExcluirThuany Kazys 8ºD
O trabalho escravo de hoje em dia é semelhante ao do passado, porem, não se compra as pessoas como era feito no passado. Muitas vezes os trabalhadores gostam do que fazem , apesar de viverem nessas situações precarias.Onde estão os politicos numa hora dessas? só servem para fazer promessas nas campanhas eleitorais e na cara dura não fazer absolutamente nada.
ResponderExcluirJhonatta Menezes 8ªB
Essas pessoas que trabalham nesses lugares são pessoa que necessitam muito e não tem a oportunidade de estudar quando eram mais jovens, mais mesmo assim isso continua sendo trabalho escravo essas pessoa não são pagas direito e se elas reclama que o salario delas não foi pago elas apanham e continuam trabalhando mesmo estando muito machucadas, nunca tem um político por perto nessas horas, esses políticos só servem para enganar as pessoas.
ResponderExcluirGabriel Oliveira 8°B
Posso compreender que o texto diz que o trabalho escravo atual é bem mais pior que o trabalho escravo colonial .hoje em dia as pessoas é Descartáveis ,ela não é tão valiosa como nos tempos do trabaho colonial ,tipo se uma pessoa tiver doente ou ela morre ,é facil colocar uma outra que possa á substitui-la. já nos tempos colonial o trabalho escravo não era assim, eles davam mais valores ao seu escravo ,dando uma boa alimentação para que ficassem mais forte e bem alimentados trabalhavam melhor e muito mais valioso .
ResponderExcluirJAQUELINE 8D N:15
o trabalho escravo hoje em dia esta cada vez mais pior muitas pessoas trabalhando sem Condições boas.até os trabalhos do seculo 19 é melhor que os de agora pelo menos eles davam uma condição boa para se escravo.mais ja nesses tempos de agora a coisa vai piorando cada vez mais muitos sendo escravizados sem ter pelo menos um bom salario ,uma pouca vergonha isso sem ter pelo menos terminado os estudos e o seu sonho.e essa a hora em que o politico tem que ver e fazer alguma coisa não só enganar as pessoas falando que vai fazer promessas e não cumpri-las.
ResponderExcluirJAQUELINE 8D N:15....
O TRABALHO ESCRAVO VEM PIORANDO CADA VEZ MAIS PESSOAS SENDO EXPLORADA SEM TER DOCUMENTO DE TRABALHO,UMA BOA ALIMENTAÇÃO ,UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR UMA,SEU SALARIO,SENDO TOTALMENTE ESCRAVIZADA E PARA AQUELES QUE EXPLORAM NÃO QUEREM NEM SABER O QUE ACONTECE COM OS SEUS TRABALHADORES COMO ESTA DIZENDO NO TEXTO SE CASO ACONTECER UMA COISA GRAVE COM OS TRABALHADORES COMO FICAREM DOENTE OU MORREREM TEM OUTROS PARA SUBSTITUI-LO UMA COISA QUE ME CHOCA MUITO .E ESSAS HORAS CADE O POLITICO PARA FAZER ALGUMA COISA EM VEZ DE FICAR FAZENDO PROMESSAS E NÃO CUMPRI-LAS.
ResponderExcluirJAQUELINE 8D N:15