Bullying Entrevistei uma série de pessoas de minha rua, todos eram bem parecidos, pelo motivo de serem na escola, mas entre eles escolhi um só o da C.A ( não irei falar o nome dela ). Segundo ela já sofreu Bullying e como já disse foi na escola, o mais comum no intervalo, um grupo de moleques chamaram ela de Gorda, na 4º série. A C.A se sentiu irritada e constrangida e por esse motivo ela se “esquentou” e chingou os garotos que cometeram Bullying com ela. Diz ela que já se acostumou com isso porque chamam ela de gorda toda hora, então por esse motivo ela não fez nada até agora, só revidou várias fezes chingando eles também. Ela já praticou Bullying como todos hoje em dia, segundo ela foi com um garoto de sua sala Bruno, diz ela que agrediu e chingou o garoto pelo motivo dele ter apalpado seu bumbum. Fiz uma série de perguntas e uma delas foi o que é o Bullying para ela, o que acha sobre isso, e como podemos fazer para acabar com isso. Diz ela que Bullying para ela é uma série de chingamentos tanto verbal, moral ou até acresivo que ocorre hoje em dia em toda a sociedade. É ela acha sobre isso uma perca de tempo, ou seja, de pessoas que não tem o que fazer hoje chingando ou agredindo pessoas “diferentes”. E o que podemos faze sobre isso, ela não falou uma coisa especifica, só disse que deveria ter mais educação, porque o Bullying pode vim de casa, vendo seu pai e sua mãe brigando ou algo assim, pensa que é algo simples e briga com os amiguinhos e chinga como seu pai e sua mãe, ou seja, evitar brigas em casa ou até palavrões para que seu filho ou sua filha não veja e pratique fora de casa como se fosse algo simples. Porque hoje podemos pensar assim, a educação como todos falam vem de casa, e se seus filhos praticarem Bullying pode se pensar que vem de casa também como a educação.
Eu entrevistei varias pessoas,mas a que me chamou atenção foi a do meu colega JG que sofre bullying com (amigos) e pessoas desconhecidas de seu bairro. JG é um garoto de 9 anos de idade que sofre bullying, e é chamado de (dentuço,peidoreiro,minininha,chorão e travesti). com esses chigatorios Jg deixou de ir a escola al alguns dias por cusa de seus chingamentos e sua mae ficou muito preucopada com seu filho,depois de alguns dias Jg foi a escola com precentimento de que essas pessoas irião parar de chingalos mas não foi de seu geito os chingamentos forarão ainda piores,de tão ruin esta pessoa JG não quis falar. Mas o siguinte pessoas que zoan al invez de zoar porque não vão estudar e pegar educacão que seus pais dão. JG iguinorava essas pessoas,depois de dias de iguinoracão estas pessoas que chingavão pararão assin JG ficou en paz deses chingamentos.
M.S.A sofreu bullying durante muito tempo,acontecia todos os dias na escola,quando ela estava no intervalo ,ela se sentia muito mal,aquelas palavras que eles falavam doia muito nela.ela sempre ignorou quem a chingava. Para ela,o bullying não é brincadeira ,não tem graça só quem já passou por isso sabe o quanto o bullying doi. Na opinião dela, o bullying só acabaria se as pessoas entendecem que todos nós somos iguais,mesmo com suas diferencias. O bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica,intercionais e repetidos ,praticados por um individuo (do inglês bully valetão )ao por grupo de individuos causador de dor de angústia ,sendo executados de uma relação desigual de poder 20% dos casos as pessoas são simultavelmente vítimas e agressores de bullying, ou seja em determinados momentos cometem agressões ,forem também são vítimas de assédio escolar pela turma . Nas escolas a maiorias dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Bullying : magoas e superações O Bullying para aqueles que não conhece é as formas de atitudes agressivas , verbais , ou físicas , intencionais ou repetitivas. L.C.O., 15 , é uma das adolescentes que sofreu Bullying na infância , apesar de existir muitos casos de pessoas com mais de 15 , 17 anos que ainda sofrem Bullying. Quando L.C.O. sofreu Bullying era sempre na escola , as pessoas o a chamavam de suco de pneu pelo fato dela ser negra , e eram sempre grupinhos que a ofendia. L.C.O. conta que ficou muito triste pois para ela as pessoas não tem o direito de julgar ninguém pela cor de pele .Ela tinha muito medo de tomar uma decisão , mas em um certo dia contou a sua mãe que logo foi a escola para resolver o que a filha passava. Para ela o Bullying é julgar as pessoas sem ao menos as conhecerem por dentro e que todos nós devemos nos respeitar porque somos todos iguais . L.C.O hoje é uma menina linda que se diverte com os amigos e o que foi passado para ela fica no passado e nada do que aconteceu em sua infância afetou e nem afetará sua vida diz ela . Carolina Moretti n°06 8°B
G.I.N sofreu bullying durante um ano ,isso no trabalho dela todos os dias.Porem sempre quando ela chegava no trabalho todos os amigos começavam a xinga ela com aquelas palavras horríveis ,que só ela sabe quanto dói as maiorias das vezes ela ignorava todos seus amigos. O bullying para ela , não era motivo de brincadeira de mal gosto , pois ela não estava mais aguentando aquela situação de angústia , todos os dias. Na opinião dela o bullying só acabaria se todas as pessoas endentecem que nós somos todos iguais , apesar de nossas diferencias. O bullying é um termo de violência física ou psicológica que uma pessoa ou pois um amigo causador de tudo isso ,que deixa bastante angústia na pessoa, em uma relação desigual de poder. A maioria das vítimas que sofrem bullying até hoje ,acontecem isso nas escolas também , isso já é outra parte que ocorre o bullying , as vezes essas pessoas não reage a essa situação , pois ela guarda isso dentro dela , mas fica até com trama e não fala o que sofreu durante todo esse tempo.
Ouvi alguns depoiments de pessoas que moram perto de mim e achei esse um caso curioso. C.L.D., 17 anos, é um adolescente que sofreu muito bullying na escola por ser gordo, muitos chamavam ele de baleia, porco sujo, peso morbito, entre outros. Ele ficou arrasado. C.L.D, deve que passar por um tratamento psicológico por 1 ano quase e agora ele está bem, pararam de zoar ele na escola. Hoje em dia ele mudou sua alimentação e começou a fazer academia, ele já perdeu 12 kg. Vamos ter um pouco de noção e vamos acabar com isso, para você saber para um grupo de 10 pessoas, 6 já sofreram e/ou ainda sofrem bullying e na maioria dos casos são crianças e adolescentes que sofrem e praticam.
" Bullying é coisa séria" O bullying,de todos os tipo,estão destruindo a infância ou adolescencia de muitos jovens.Na maioria das vezes o jovem que sofre bullying,ou até mesmo quem o pratica,tem fins tragicos. Entrevistei uma pessoa cujo o nome não quis ser divulgado,que sofreu o bullying escolar. C.M.,hoje com vinte anos,dono de seu próprio negocio,sofreu bullying por ser um garoto muito inteligente. "Eu era o mais inteligente de minha sala,e por isso os garotos me batiam,xingavam,me humilhavam na frente de todos,me sentia como um lixo,um peso de papel,só ocupando espaço no mundo" disse C.M "C.M chegava em casa cabisbaixo,triste,nem comia direito,apenas ficava isolado em seu quarto"disse a mãe de C.M. "Eu pensava em levar armas de todos os tipos para a escola,mas,só pensava pois sabia que não iria dar em nada,pensei bem falei o que estava ocorrendo para a minha mãe,ela falou com a escola mais não resolveram nada então ela decorreu à justiça".disse C.M Hoje,por hironia do destino,C.M tem como funcionário um dos alunos que o humilhavam,mas,nem por isso C.M o humilha e ainda diz que ele é um de seus melhores funcionários.
O Bullying pode causar brigas, ofensas , disseminação de comentários maldosos , agressoes fisicas e psicologicas e repressão . A escola pode ser o palco de todos esses comportamentos , transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno . Entrevistei uma pessoa que não quis se identificar , N.B por ser magra demais sofreu Bullying na escola , era ofendida com apelidos maldosos . N.B relatou que deixou de se divertir , usar suas roupas preferidas por vergonha do que os outros iam achar e segundo N.B ela não queria mais nem sair de casa se sentia feia e excluida por seus amigos . E hoje em dia ela vive uma vida normal , e descobriu que aqueles que a humilhavam eram na verdade aqueles que queriam ser como ela ou seja pessoas invejosas . Michelle Rodrigues N° 26 8 B
F.S.G sofreu bulling em torno dos seus 15 anos de idade , o pessoal de sua classe lhe ofendia por ser "gordinho" e careca , a o passar dos tempos ele entrou em depressão , ficou 1 mês de depressão dentro de casa , e sua mãe achou estranho ele faltar as aulas constantemente e conversou com ele e ele contou o fato ocorrido. Sua mãe tomou as devidas providências foi até para a delegacia , mais o caso não deu em nada porque a escola não levou em consideração o seu caso. (Eu) O bulling existe varias formas de reprimir uma pessoa desde o cyber bulling (Bulling virtual) e o bulling nas escolas que é o mais constante hoje em dia. O Bulling pode vir de qualquer pessoa , até de dentro de sua casa de sua própria família .
M.D.S (34 anos): Mora em SP, aos 12 anos sofreu bullying na escola, onde seus pais também participavam da administração e apesar de contar o que ocorria a eles nunca teve apoio. Menina muito bonita e talvez isto que era invejado pelas outras meninas que repetitivamente a excluíam da turma e dos divertimentos. Estudava período integral e viveu sob uma tortura muito grande pois era repreendida pelos pais porque seus objetos escolares sumiam, e os pais achavam que era desleixada e má aluna. Desenvolveu um comportamento autoritário e agressivo, distância e relacionamento desgastante com o pai, temperamento irritadiço e auto-estima e amor próprio debilitados.
Bulling na escola Entrevista do bulling Nome do entrevistado: F.S. Como aconteceu: Ele foi apelidado de Boris cazores por causa que ele deixava o cabelo grande para esconde a orelha. Quando aconteceu: Ele foi apelidado na escola entre o meio do ano de 2012 . Como se- sentido: Ele se senti-o humilhado no momento mas depois nem liga mas para isso. O que a pessoa fez contra isso: Ele reagio e também apelido as pessoa que colocaram apelido nele, ele fez isso porque achava que se ele estava sento suado podia soar também meio para se vingar. A opinião dele pelo o bulling: É que se as pessoas não cometence bulling não iriam sofrer também tanto o bulling virtual quanto o nas escolas. Nome: Rodrigo Vinicius Numero: 33 Serie: 8-c
P.S.G Um garoto diferentes dos outros sempre andava sozinho, não tinha amigos, só queria saber de estudar,muitas pessoas ficavam zuando ele, inclusive eu ''Porque você não sai de casa, só fica ai dentro estudando,sai dai nerd.'' Até que um dia P.S.G se revoltou e parou de ser quieto xingava todos nós,Passaram-se meses eu parei de mexer com ele, mas os outros colegas continuaram a Zuar o garoto. Até que ficaram sabendo de uma noticia nada agradável, P.S.G tinha sido internado em uma clinica,quando os garotos souberam disso ficaram em estado de xoque, não sabiam o que fazer.Os garotos decidiram ir até a clinica pedir desculpas para P.G.S,ele aceitou as desculpas e depois de uns quatro meses P.G.S conseguiu se recuperar do trauma e saiu da clinica.Quando voltou para casa os garotos estavam lá,mas dessa vez era pra receber o garoto de braços abertos sem preconceito nenhum.
F.R.F uma menina comum entre outras, ela sofria bullying por causa do seu peso, ela também era tímida e ficava sozinha fazendo sua lição. Certo dia ela se irritou com aqueles que faziam gozações com sua cara todo dia, então chamou o diretor ele fez que os alunos pedissem desculpa e os praticantes levaram suspensão. Neste caso tivemos um bullying que não foi fatal, pois a pessoas que se irritam muito e acabam perdendo a razão, consequentemente com isso ela fará algo para ter sua vingança, então há um risco que o praticante do bullying seja morto por besteira, se vamos fazer alguma brincadeira, temos que tomar cuidado pra não ofende-las.
-Bullying se espalha pelo mundo: Garoto sofre bullying verbal em escola por estar à cima do peso.
“Eu fiquei com muita raiva e ao mesmo tempo chateado, porque não havia feito nada, não dei motivo nenhum a eles.”.
Bullying é um termo utilizado para descrever formas de violência físicas, verbais, morais, sexuais, psicológicas, materiais, virtuais, intencionais ou repetitivas praticado por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender. O bullying verbal significa dar apelidos, insultar, etc., que é o caso de J. J é um garoto de 14 anos que já foi um alvo de bullying na escola por estar à cima do peso comum as outras crianças e por usar óculos. Ele conta que foi ofendido por dois garotos durante o intervalo. “Eles (autores do bullying) me chamaram de baleia, quatro olhos, etc. Eu fiquei com muita raiva e ao mesmo tempo chateado, porque não havia feito nada, não dei motivo nenhum a eles.”. Apesar de tudo, ele preferiu ignorá-los. Mesmo não concordando com esse ato, o garoto conta que também já o cometeu com uma garota por ela ser diferente, se vestir mal, mas principalmente por ela já o ter ofendido, o que demonstra que muitos daqueles que comentem bullying sofrem ou já sofreram o mesmo, ou seja, J é um alvo\autor de bullying. Para ele, bullying é um ato de rejeição no qual são dados apelidos e são feitas ofensas para magoar. Concorda que é desnecessário, que ninguém deve ser descriminado, ofendido ou apelidado, e acrescenta que as pessoas que comentem esse ato são ignorantes e não têm respeito pelo próximo. “O que podemos fazer é não se importar, ignorar, porque não levará a nada ouvir opiniões idiotas. E também informar às pessoas que ofendem para que mudem de atitude e parem de ofender e mal tratar os outros.”, diz J. As “opiniões idiotas” ditas, não são apenas isso, podem causar conseqüências graves aos alvos, como baixa auto-estima, medo, angústia, pesadelos, falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma, ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar, dores de cabeça, dores de estômago e dores não-especificadas, mudanças de humor súbitas, vômitos, urinar na cama, falta de apetite ou apetite voraz, choro, insônias, medo do escuro, ataques de pânico sem motivo, sensação de aperto no coração, aumento do pedido de dinheiro aos pais e familiares, furto de objetos em casa, surgimento de material escolar e pessoal danificado, desaparecimento de material escolar, abuso de álcool e/ou estupefacientes, automutilação, stress e até suicídio. Recentemente surgiu também o "cyberbullying", que consiste no recurso às novas tecnologias, Internet e telemóveis, como forma de maltratar os outros. Bullying não possui justificativa. Insultar, agredir, discriminar, abusar, humilhar, ameaçar, roubar ou destruir pertences, além de não fazer alguém melhor do que os outros, têm conseqüências muito prejudiciais, causadas sem nenhum motivo. DIGA NÃO AO BULLYING!
Nome: Kathleen Duarte Bonfim; Nº: 20; Série: 8ª B.
eu entrevistei varias pessoas que sofreram Bullying mais o que mais me chocou foi a do M não posso revelar o nome porque ele não quer ele já sofreu Bullying ,de moleques de sua sala que suavam ele colocando apelidos e ele também ja praticou com o seu primo numa discussão . por isso não cometa bullying isso pode não só acontecer com a pessoa que você ofendeu como pode também acontecer com você . EU APOIO DIGA NÃO AO BULLYING>< NOME:JAQUELINE 8D N:15
B.A.N Uma garota que era muito quieta e nunca soube arrumar amizade,algumas pessoas da escola zuavam ela por conta de seu estilo rokeiro de ser e pelo seu peso.Ela nunca foi de retrucar,mas ficava furiosa por dentro.Um dia na escola uma garota a enrritou e ela acabou se irritando muito, com isso ela praticou agressão física que também é bullying na garota,ela nunca tinha feito aquilo então foi uma surpresa para ela e para as pessoas ao redor que ficaram assustadas com sua ação.Acho que ela não deveria ter feito isso,ela perdeu a razão,mesmo que ela tenha sofrido muito bullying a agressão não resolve nada e sim piora o que já está ruim.
Ela é minha parente!Isso aconteceu já faz um tempo,ela já está adulta,e isso foi no tempo da escola.
"Bullying não é brincadeira, uma simples apelidinho pode deixar marcas e mudar vidas"
O bullying é o termo utilizado para caracterizar atos de violência, intencionais e repetitivos,praticado por uma ou mais pessoas. Esse ato pode ser verbla, através de xingamentos, palvrões, apelidos ofensivos ou humilhações; física,através de agressões ;material, através de roubo ou estragar algo de alguem ;moral, dimando ou caluniando ;piscicológica, excluindo, ignorando, desprezando ou izolando e o virtual (ou cyber bullying), através de divulgações comprometedoras, xingamentos pela internet,humilhações virtuais,etc. M.C.A é uma adolescente de 16 anos, mora com os pais e seu irmão na Zona Leste de São Paulo e cursa no 1° ano do ensino médio. A jovem afirma ja ter sofrido dois tipos de bullying: o emocional e o verbal. "Quando eu tinha entre onze,doze anos e cursava a 5ªsérie, por não ter um corpo tão desenvolvido como outras meninas, ou seja, não tinha seios grandes, pernas volumosas ou curvas de dar inveja e ser bem magrinha, alguns dos meus próprios colegas de classe começaram a colocar apelidos que me deixavam bem constrangida como:Olívia palito, tabua, puro osso, etc. Além disso, costumavam me excluir de grupos de trabalhos e conversas apenas por eu ser "diferente" de outras meninas-diz a jovem. Ela afirma que se sentiu feia e menor perante as outras meninas simplesmente pelo fato de ter um tipo físicodiferente das outras meninas,apesar disso não querer dizer que ela seja feia e nem pior ou melhor do que qualquer outra pessoa. "No começo eu procura me isolar e evitava participar muito das aulas, mas com o tempo aprendi a me defender e não ligar para a opinião dos outros. Comecei a devolver tudo na mesma moeda, ou seja, coemecei a ofender e apelidar os alunos que me insultavam e isso de alguma forma fazia com que eu me sentisse bem, pois agora eu não era apenas a vítima" diz M.C.A. Apesar da jovem sofrer e ao mesmo tempo praticar o bullying, ela diz não ser afavor, pois ela sentiu tudo oque essas vítimas passam e sabe que é muito ruim ser humilhado e desprezado por aqueles que estão por perto, ela diz praticar esse ato apenas como uma forma de defesa. A adoslecente ainda relatou que na sua opinião a forma de acabar com o Bullying é que todos comecem a se conscientizar de que o Bullying pode deixar marcas terriveis e causar consequências catastróficas. A melhor forma é começar a mudar por si mesmo, sem pensar na atitude do outro, respeitar mais o próximo e a si mesmo e ter em mente que as vezes uma boa conversa pode ser bem melhor do que a agressão ,seja ela como for!
Eu falei com algumas pessoas da minha rua e a grande maioria deles sofreram e ainda sofrem bullying ate hoje,muitos foram agredidos foram agredidos verbalmente mas a grande maioria foi vitima de ameaças por serem diferentes ex: gordos,magros,negros,baixo,alto ou outros motivos especiais na minha opinião não se deve praticar bullyng em qualquer lugar e por qualquer motivo independente da pessoa ser diferente ou não mas tambem quem ve e ri disso tambem e uma forma de praticar bullying
T.K.N é uma menina alegre hoje em dia,porém ela já sofreu agressões verbais e leva esse sofrimento até hoje. Ela já sofreu bullying na escola.Ela diz que foi muito ruim,por que ela sentia muita raiva dentro dela mas não contava a ninguém.Foi na época que ela estava na 3ª,4ª e 5ª série,eram duas meninas chamadas Raissa e Michele,e mais alguns garotos.Ela se sentia muito mal e com muita raiva,hoje ela diz não guardar rancor,porém disse que se visse eles novamente,não olharia na cara deles! Ela conta que por um descuido quase derrubou uma das meninas da escada,mas ela fala que não fez isso,-Por que ao contrário delas,eu não teria coragem de machucar alguém por qualquer motivo! T.K.N conta que o Bullying pra ela é uma violência e falta de respeito entre as pessoas,-É uma palavra que defino o quanto o homem é ruim umm com o outro! Ela fala que nunca praticou-...Tipo,eu nunca fui lá e magoei ninguém,sempre tentei ajudar as pessoas!Já ri sim algumas vezes,em uma roda entre amigos,mas um "zoando" o outro,sem maldade! Essa é a declaração da nossa entrevistada,que prefere permanecer em anônimato T.K.N. Milena de Oliveira Souza n°41 8ªD
Bullying Entrevistado : J.R.S Como ocorria o bullying Com o individuo : Dentro ou fora da escola o chamavam de Esquisofremico , gardenal , Muitas coisas Ruins , que acabavam perturbando ele . Quando Foi isso : Ainda acontece. Como ele se sentiu ou sente com isso : Se sente muito mal por essas pessoas não souberem oque tem por dentro de uma pessoa tão quieta e solitaria , Mágoas passadas , brigas familiares , qualquer coisa que afete a vida do certo cidadão , No caso apenas zombação dos garotos . Oque o individuo fez : Não fez nada , apenas em algumas vezes foi avisado a maioridade , mas muita das vezes ficam calados para não sofrerem mais dos agressores. Opinião da vitima sobre o bullying : é que o bullying é apenas uma forma de se aparecer , mostrando que é melhor que os outros isso faz com que se sintam bem , até que algo tragico aconteça.
Bullying na escola. NOME DO ENTREVISTADO:c.f.s. Como aconteceu:C.F.S. sofreu bullying aos 10 anos de idade na escola,seu apelido era gorda só porque ela tinha umas gordurinhas a mais do que as outras meninas. Quando aconteceu:Aconteceu logo quando ela teve que terminar a 5° série em outra cidade. Como se sentiu muito mal,pra baixo porque seus colegas a xingavam de gorda,ela já até tentou fazer regime por causa desse motivo. Como reagiu:Muitas vezes ela começava a rir para não demonstrar tristeza,ela também para descontar sua tristeza ela também ofendia,começou a colocar apelidos nessas pessoas que a xingavam. A opinião dela:Ela acha que se cada um se respeitasse mais uns aos outros,porque o bullying não é apenas você falar alguma coisa,e o bullying não são apenas xingamentos ou alguma coisa de ofensa,mas sim com o bullying virtual e físico.Seria muito bom se cada pessoa pensasse mais sobre esse assunto tão delicado
Entrevistei minha prima que está no 3° ano a JessMP ,COMO ACONTECEU: ela disse que já sofreu com isso quando ela estava na 5° série os amigos da sala dela zuava ela muito por ela ser 'magrelinha' chegou um ponto que ela não queria ir mais pra escola . COMO REAGIU: Ela disse que não gostavas das brincadeiras é claro mais deixava passar , porque pensava que uma hora isso ia acabar , ai perguntei pra ela se ela contou pra mãe dela de imediato , ela disse que não , disse que não queria preucupar a mãe dela , mais ai chegou em um ponto que ela não aguentava mais as palhaçadas , então resolveu conta pra mãe dela , então a mãe dela resolveu tirar ela da escola. QUAL A OPINIÃO DELA SOBRE ESSE ASSUNTO: Bullying é uma forma negativa para apontar os defeitos dos outros, muitas pessoas que sofrem bullying acabam mudando até a personalidade, ficam mais fechadas em seu proprio mundo e evitam contato social com outros, então bullying é um dos pontos mais negativos que ocorrem nas escolas e muitas vezes não ganham atenção dos professores como deveria para acabar com isso.
R.S: Já sofreu Bullying, na 4° Serie onde (tinha mais ou menos 9 anos de idade), um colega de classe, que depois de vela cherando cola começou a chama-la de drogada e outros apelidos de mal gosto. R.S não tomou nenhuma providencia seria em questão ao colega de classe. Bullying pra ela: ''O bullying pra mim e uma brincadera de mal gosto na qual a vitima que esta sofrendo nao gosta'' R.S tambem já praticou Bullying com colegas de classe, achava legal mais depois ficava com a consciencia pesada, praticava por diversao.
Conversei com muitas pessoas sobre o tema Bullying , mas o caso que me chamou mais atenção foi de um garoto , que preferiu não se identificar , J.V um garoto de 14 anos que por estar acima do peso é zombado por todos seus amigos , e isso o incomoda muito. Ele diz que já ficou uma semana sem ir para a escola pois já não aguentava mais tanta pressão de seus colegas só por estar acima do peso. J.V relata que não costuma comer nada quando setá na escola por medo e vergonhas que os colegas da escola zombem com ele . Atualmente ele tenta levar na brincadeira os apelidos , mas diz ele : " É difícil levar na brincadeira uma quantidade enorme de pessoas ao meu redor me chamando de tampa de oceano." Além de ele comer um pouquinho mais , ele sofre com um problema na tireóide(hipertiroidismo) que faz com que a pessoa engorde mais , porém seus cologas não intendem esse problema de J.V e continuam o agridindo verbalmente.
R.B: eu entrevistei meu primo , ele esta no 3°ano , ele éra mio gordinho e por sse motivo era muito zoado na escola , todos zombavam dele e tudos mais , ele não se relacionava com ninguem da sala , ficava no canto bem queto. A situaçao ficou tão seria que foi prciso ele mudar de escola , le pensava que com isso as brincadeiras iam acabar ,, por um lado sim mas mas ainda continuavam zoando ele , mas não como na outra escola. A mãe dele ficou sabendo do problema e o matriculou em uma escolinha de futebol , depois de 2 anos ele consegui imagrecer , atualmente as pessoas que zombavam deele estão todos desempregados em uma situação cosntrangedora.
A.F Segundo ela sofre Bullying na escola , um grupo tanto de meninas e meninos chamam ela de "Vara Pau" , pelo fato dela ser muito magra e ter as pernas um pouco tortas . Fazendo ela se sentir deprimida e muitas das vezes fazendo ela passar vergonha , assim espera chegar em sua casa para chorar , segundo ela já se acostumou com tudo isso , pois assim descontando em seu próprio corpo , fazendo coisas que não deveria e culpando sua mãe por tudo isso , ela relatou que teve uma vez que tentou se matar . Assim fiz uma série de perguntas e entre essas perguntas , perguntei o que significava o Bullying , e ela respondeu que o Bullying é uma série de xingamentos sendo verbal ou até agressivos . Assim perguntei a ela o que achava de tudo isso , e ela falou que tudo isso é uma perca de tempo , ou seja pessoas que não tem nada para fazer ou até já passaram por isso , e tentam se "destacar" para outros jovens . Aproveitei a perguntei o que podemos fazer para acabar com isso , e ela ficou em silêncio por alguns minutos , depois me falou que se isso não acabasse teria muitos jovens se matando , pois isso tudo é uma falta de educação que falta em casa . Eu tentei mostrar a ela que a morte não é a única saída , que existe pessoas boas no mundo , e essas pessoas estão prontas para ajudar e resolver a situação , dando conselhos e orientações . Faraline de Oliveira nº11 8ªC
W.F , um garoto legal mas não o suficiente para os outros , era assim que W.F se sentia . Ele sofria e ainda sofre muito bullying , perguntei do que seus "amigos" te chamavam e porque e ele respondeu com essas palavras: -Não sei o porque , acho que não sou suficientemente legal pra eles , eles me chamam até hoje de zé do alho , truficante , calopsita,zé do alho porque dizem eles que eu cheiro a alho , truficante só porque eu vendo trufa e calopsita por causa do meu cabelo. Dava para ver o medo na cara dele pois ele disse que já bateram nele , quebraram o dente dele e ele disse para a mãe que caiu da escada , ele ja voltou sangrando pra casa e falou que isso ocorreu na educação física.Ele disse que isso ocorreu quando ele estava na quinta série e só tomou coragem de falar para a mãe dele na sétima.Hoje ele diz que ainda sofre bullying mas não é como antigamente hoje ele só é insultado , e quando perguntei se ele já praticou ele respondeu: -Sim , eu já pratiquei mas não é minha culpa eu só pratiquei para não sofrer mais , pois se me xingam e eu fico quieto todo mundo ia me zuar mais e não aguentaria essa pressão respondeu W.F . Perguntei o que ele achava que era bullying e que tipos de pessoas cometiam e ele respondeu: -Eu acho que bullying é qualquer tipo de ofensa realizada em cima das pessoas tanto verbal , virtual ou física e acho que quem pratica isso é quem "não tem"pais em casa pra dar educação pra seus filhos.E por final disse que só não contou antes para sua mãe porque ficou com medo de apanhar mais ainda.Para nossa tristeza temos qua aguentar o fato que o bullying está muito longe de acabar...
Entrevistei alguns colegas da escola e algumas pessoas que moram no meu bairro , e o que mais me chamou a atenção foi a de uma garota da qual não posso citar o nome , á pedidos dela , ela sofria bulling na escola por ser muito gorda, quase obesa , além de ser baixa e ter os dentes ressaltados , todos a xingavam de baleia , gorda , mônica , entre outros xingamentos horríveis , ela nunca dava atenção para o que os outros diziam , mas no fundo no fundo ela disse : "eu ficava magoada , e muitas vezes á noite até chorava" , fiquei muito triste em ver , que vivemos numa sociedade em que uma pessoa que tem um físico um pouco diferente dos outros sofra dessa maneira . Mas hoje , essa garota foi ao médico começou a fazer regime e alguns tratamentos e já emagreceu 20kg , que não é pouca coisa não é mesmo? , hoje ela vive um,a vida normal , sem que as pessoas a xinguem , ou descriminem , fiquei feliz quando ela me contou o final que isso teve , pois vi que foi uma superação e que todos que sofrem o bulling devem superar também e dar parabéns á todos que superaram .
E para vocês que estão lendo isso , vamos ter mais um pouco de noção e perceber que isso não leva a lugar nenhum e só fere aos agredidos ,tanto com palavras quanto com ações , então comecem á rever seus conceitos , e perceber que todos somos iguais independentes de cor , raça , formatos ou tamanhos !
Elleen Oliveira , 12 anos , mora em Guarulhos . Sofre Bullying até hoje por ser magra e pela sua aparência . Tudo isso começou há mais ou menos 2 anos atrás , pelos seus colegas e por outras pessoas de fora , sendo zoada e chamada por apelidinhos pelo fato de ser magra . Ela se sente ignorada por uns , excluída por outros , e se sente muito mal por isso . Ela nunca fez nada , nunca contou isso à ninguém , apenas atura como brincadeira , mas ela mesma disse que "toda brincadeira tem um fundo de verdade" e apenas sorri , e diz também que o SILÊNCIO dela basta pra eles (agressores) . Sua vontade era de sumir dali , onde ninguém julgasse-a ou criticasse-a pela sua aparência , pela forma do seu corpo , "queria bater em cada um que me criticava" disse ela. Elleen também diz que já praticou o Bullying , mas não ao ponto de deixar a pessoa tão mal desse jeito , mas diz que já parou com isso , pois sabe o quão é ruim isso . Ela conta que praticava o Bullying com um menino da sala dela , que tinha o jeito de ser gay . E as vezes ele até chorava . E com o tempo , ela foi parando com isso , e hoje em dia , quando zoam com ele e fazem isso , ela chega a defender ele . E diz que começou a praticar o Bullying pois foi no embalo dos outros . Para Elleen o Bullying é uma forma de expressão de alguém que pratica em outra pessoa , só pra fazer a outra se sentir mal , e isso é prazeroso pra pessoa , ver a outra mal . E é praticado por gente que não tem mais o que fazer .
Não precisei ir muito longe para achar uma pessoa pra entrevistar sobre o bullying, afinal, este tema hoje em dia está sendo muito discutido em vários lugares e ambientes diferentes. Uma amiga minha que iremos chamar de Ana (não irei revelar o nome dela verdadeiro) sofria bullying por estar um pouco acima do peso. Isso ocorria com ela em sua escola e o pior por pessoas que eram seus próprios amigos que a chamavam de gorda quase todo tempo. Esses amigos achavam que ela levava este tipo de "apelido" como uma brincadeira,pois a menina não dizia nada e também as vezes xingava os colegas como um modo de "retribuição" por eles a chamarem de gorda. Mas, um dia Ana se cansou de ser xingada e resolveu tomar uma decisão, se afastar dos amigos. Esses amigos se sentiram muito mau,pois viram que o que eles fizeram não foi nem um pouco bom para a vida da amiga. Então, uma amiga que cometia bullying com Ana, tentou o reaproximamento e conversou com Ana a respeito do que fazia, e pediu perdão a menina, que com um coração muito bom perdoou a amiga, porém disse que só iria continuar falando com ela, se não houvessem mais nenhum tipo de xingamento, então a amiga de Ana prometeu a mesma que não iriam ocorrer mais nenhum tipo de xingamento e voltaram a se falar. Ana contou a essa amiga que os xingamentos e a prática do bullying causou um grande mau a ela, pois como era chamada de gorda, ela tinha uma enorme insatisfação sobre o seu corpo e por isso começou a comer mais e mais depois dos xingamentos e junto com comer mais, ela adquiriu uma doença, o famoso colesterol. A amiga de Ana se sentiu culpada pelo aquilo e mais uma vez pediu muitas desculpas e também contou que tinha colesterol por comer muito e por um dia ter sido chamada de gorda quando pequena, na escola. Para Ana, o bullying trouxe muitas consequências, como o colesterol e também magoas internas, feridas quase incuráveis dentro de seu coração, pois jamais iria esperar isso de seus próprios amigos.
Bullying, já sofri quando criança, mais ou menos na 4ª série e por uma mera burrice, ou até mesmo um tipo de magoa que tinha dentro de mim, cometi com uma pessoa que JAMAIS deveria ter cometido, pois esta pessoa sempre me apoiou, ajudou e esteve do meu lado sempre que precisei e até mesmo quando todos me julgaram, me apontaram dedos, esta pessoa esteve ali, ouvindo meu choro e me acalentando. Hoje, eu sei que fui errada e já pedi e se precisar peço de novo desculpas a esta pessoa, pois sei que um ato não justifica outro, e não é porque eu sofri que tenho que ver as pessoas que mais gosto sofrerem também.
E deixo uma dica aos alunos que praticam bullying: PAREM, POIS O BULLYING É UMA BURRICE DE PESSOAS QUE NÃO ACEITAM AS DIFERENÇAS ENTRE PESSOAS, NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. DEUS CRIOU UMA DIVERSIDADE DE PESSOAS DIFERENTES, PORÉM CADA UMA TEM SEU ENCANTO, SEJA INTERIOR OU EXTERIOR.
José garcia , 19 anos , mora em tiradentes . Nunca mais esqueci do constrangimento e sofrimento que passei na frente dos meus colegas quando duas professoras de matemática me insultaram e uma delas me sacudiu pelo braço só porque eu não sabia resolver o problema na lousa. Esta última fez isso na frente de toda a classe e me sacudiu muitas vezes pelo braço me fazendo chorar. Eu tinha 6 anos. Mais tarde, a segunda professora de matemática fez a mesma coisa com palavras, me humilhando ao máximo. Resultado: nunca mais quis estudar matemática e parei de estudar no primeiro grau.
Conheço várias pessoas que já sofreram bullying,porém escolhi a entrevista de uma menina que sofreu bullying em seu condomínio. C.G.C (iniciais da garota), sofreu bullying em seu condomínio por um garoto que era muito "brincalhão" e gostava de inventar apelidos para as pessoas. Este garoto (o agressor, que cometia bullying) queria se aparecer rebaixando as pessoas, neste caso C.G.C. O garoto inventou um tipo de chacota com uma característica física da garota, que ficou MUITO incomodada com aquilo. A menina não gostava de se arrumar muito, queria mais era brincar, jogar bola ... porém, o apelido incomodou tanto a garota que ela não queria mais ir nem nos aniversários do prédio com medo do garoto soltar aquele apelido. Um dia, este agressor fez uma lista com o nome de todas as meninas do condomínio juntamente com algumas características das meninas, e na de C.G.C haviam características que a fizeram chorar. Hoje, 14 anos depois, quando a garota lembra de tudo, e se pergunta por que não contou a seus pais. Ela conta que não contou aos pais pois tinha um pouco de vergonha porque tudo aquilo incomodava ela tanto, que chegava a sufocá-la. C.G.C conta que mesmo passando por tudo isso, não se tornou forte, diz que pelo contrário se tornou muito insegura ... " Não fiquei mais forte passando por estas situações. Muito pelo contrário, me tornei insegura. Acreditam que tem gente que acha que passar pelo bullying torna o alvo mais forte? Arrumem outro jeito de nos fazer aprender a lidar com os males da vida vai... Pelo amor de Deus!" Tempos depois, C.G.C se mudou de prédio, e diz que depois disso tudo passou, pois ela relata que para ela, parece que "se mudou do problema", mas diz que isto não é a melhor solução,pois e se ela não tivesse se mudado iriam continuar as "agressões"? A menina, deixa uma mensagem para as pessoas que sofreram bullying, e que ainda sofrem: "O que quero dizer é que não é fácil conviver com nossos defeitos, principalmente quando alguém faz piada dele. Mas, quero que saibam que é preciso caminhar e continuar... Peçam ajuda! Não fiquem quietos... Vale pensar: puxa porque isso me incomoda tanto? O que eu posso fazer? Mas não é fácil mesmo, aliás, é muito difícil!"
A garota diz que hoje em dia não sente magoa e nem nada deste tipo sobre o "agressor", pois hoje vê que o garoto era um menino sem noção alguma e não sabia que aquilo magoava e além disso, não tinha ninguém que dissesse pra ele parar, pelo contrário, a galera do prédio de C.G.C ria das piadas dele, incentivando ele a continuar com aquilo, mesmo que sem querer.
Então, como C.G.C eu, Thayná Fernanda, deixo um tipo de aviso a vocês que cometem e que sofrem bullying: AOS QUE SOFREM: não fiquem calados, contem aos pais, aos professores, aos amigos, a alguém para que alguém possa ajudar VOCÊ, mas antes você tem que se ajudar contando o que você sofre a alguém, então não exite, conte mesmo, sem medo! AOS QUE PRATICAM: Parem, pois vocês não estão apenas ferindo os colegas de vocês com este ato, mas também estão prejudicando a vida de vocês de alguma maneira, seja a vida pessoal, seja a vida social, não sei, porém sei que vocês estão se prejudicando também, se é que já não estão com algum tipo de problema e por isso cometem o BULLYING,mas tenho uma coisa pra falar pra vocês, mesmo que vocês estejam com algum problema em casa ou pessoal não justifica magoar outra pessoa para ter prazer, então, pra ser legal, pare, peça desculpa e eu tenho certeza que você será muito mais feliz assim.
Conheço várias pessoas que já sofreram bullying , mas uma que me chamou mais atenção foi M.L (iniciais do nome dele) , ele tem 14 anos, as pessoas zombavam dele porque ele tinha um problema na pele , que ele também não sabe qual é a doença , porque ele nunca foi ao médico para saber. Isso ocorreu na escola , os amigos deles , colocavam apelidos nele , como pele de jacaré e entre outros .. E ele se sentia muito mal , pois não falava pra mãe dele e nem nada , mas diz ele que para se defender ele xingava essas pessoas.. Mas não adiantava , pois sempre era a mesma coisa. E ficou por isso mesmo ... Mas diz ele que as pessoas agora não zoam muito mais ele , mais ainda continuam um pouco.. Ele diz que se sente muito mal por isso , porque ele fala que para as pessoas pararem de zuar ele , ele precisava de um tratamento , mas ele não tem muitas condiçôes, por isso que vai ter que continuar desse jeito ... Mas ele diz também que isso tudo também é só uma fase , e que tudo vai acabar um dia ..
BULLYNG : é agressão verbal , física , e entre outras , que levam as pessoas a quererem se matar , se cortar ou fazerem outras grandes besteiras com a própria vida!
Eu já pratiquei o bullyig , mas não pratico mais , pois as pessoas me xingam e me zoam também , mas eu não ligo muito , pois eles deveriam enchegar os próprios defeitos neles mesmos, como eu fiz e por isso não pratico mais ..
M.,51 anos,em sua infância sofreu bullying de alguns colegas de classe por ser pobre e "feia" e também era tímida e então não tinha coragem de enfrenta-los. Atualmente já superou e não tem medo dessas pessoas que cometem bullying e também quando vê algum caso de bullying logo faz alguma coisa para acabar.
T.M. , 38 anos, quando frequentava a 8ª série, sofria bullying por ser inteligente e intelectual. As pessoas de sua sala chamavam ela de "nerd", de " cdf", de "estranha" e de outros nomes. Hoje ao lembrar diz que não sente raiva dessas pessoas, e sim dó, pois hoje ela possuí um bom emprego, e eles talvez não.
W.C., 17, costumava a ser xingado de vários nomes pelas pessoas de sua escola por ter 140 kg. Cansado de ser maltratado pela sociedade e do desprezo das meninas, decide mudar de vida e emagrece 57 kg. W.C. se inspirou no ídolo, cortou o cabelo e comprou roupas parecidas. O novo visual colocou fim nas piadas e fez o garoto se tornar popular com as meninas. Hoje, ele já acumula três namoradas no seu currículo. O garoto diz que está feliz com a mudança no visual e na vida amorosa. — Eu me acostumei a não despertar a atenção feminina. Nenhuma garota olhava para mim quando eu tinha 140 quilos. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa. Acho que eu jamais conseguiria beijar uma garota se continuasse do jeito que estava. As meninas comentam no Facebook que eu me pareço com o Justin, não acho ruim ser comparado com ele.
Fiz a entrevista com uma ex vizinha minha . O Nome dela é Jessica e tem 16 anos , sofreu Bullying na sua infância e em uma boa parte da sua adolescência ,Me contou que era o maior alvo na escola por tem um cabelo de afro descente e também por não ter muito foco nos estudo e sempre tirava notas vermelhas e com isso teve uma serie de problemas com estresse e muitas vezes descontava em pessoas que não tinha nada a ver com o ocorrido . Ela Diz : " Chorava muito durante a madrugada pensando o que eu tinha de erado , por que eu era tão diferente assim , mais um dia eu tentei tira uma nota maior e consegui tira um 7,0 isso pra mim foi uma vitoria na matéria de matemática por que minha maior nota era 4,0 e com isso começaram a me Zuar mais fala . OLHA LÁ O BURRA AGORA TA DANDO UMA DE ESPERTA . Nos corredores riam de mim eu era o centro das zua zoes , sempre achavam um defeito em mim , minha roupa para eles era velha , meus tênis um lixo , e com isso eu ia me sentido um nada mais um dia uma das minhas professoras viu e falou para sala inteira assim : Hoje presencie uma cena muito desagradável uma aluna sendo motivo de chacota por alguns colegas , então vou disser algumas coisinhas para vocês se vocês são melhores o que vocês estão fazendo aqui?, você tem as melhores roupas ? tem os melhores tênis? idia mais vocês te um bem maior a felicidade ? Acho que não por que a felicidade não e conquista vendo a lagrima de outra ; Você é melhor que alguém aqui dentro dessa sala de aula até mesmo melhor que eu? então eu irei me sentar no seu lugar e você vai la e da aula por que o melhor de todos e tudo é DEUS ,Então pare e pense aqui não ganha uma vida melhor que tira nota mais alta as notas ajuda sim e muito mais o que mais importa lá fora nesse mundo enorme e você da sua cara a tapa você ir em uma intervista de emprego e aguentar uma pessoa que você nem conhece te criticar e falar que você não serve para trabalha com ele , Nesse mundo você só é o melhor se conseguir bater todas suas metas sem pisar em ninguém e sempre se lembra de manter humildade . Obs : Na Minha opinião Bullying é para os fracos que não tem a capacidade de reconhecer pessoas que podendo ser melhor e pessoas que pode ser diferente , Pra mim quem juga tem que mostra que é melhor se não o tanto que ela me jugar mais ainda por que único melhor que todos pra mim é Deus ..*
Entrevistei R.F de 21 anos que sofreu bullying durante toda a sua adolescência. R.F me disse que colegas da sua própria sala, batiam nele diariamente, piadinhas e insultos toda hora durante a aula, perguntei se ele tomava alguma atitude para parar com o bullyin que ele sofria diariamente; -Não porque eu me sentia um pouco culpado, e tinha medo de que isso piorasse os xingamentos e as agressões. Perguntei porque ele se sentia culpado mas nao tive resposta. Mas R.F disse que sofreu bullying dos 10 aus 17 anos de idade ele me disse que brigava toda semana pensando que esta resolvendo mas cada vez piorava mas assim dizia ele. R.F era um rapas muito magro que usava óculos e muito estudioso R.F só conseguiu superar o sofrimento na infância apos conseguir um psicólogos entender que ele não precisa das opiniões dos outros mas o que importava era o que ele sentia.
Vitima : Patrick Santos Barros Como começo : O ato de Bullying e as agresões começaram no ambiente escolar, começou com brincadeiras de colegas de classe. Como foi : A vitima sofria muito pelos agressores. Os agressores passavam perto da vitima e dava tapa na cabeça e quando a vitima passava o agressor colocava o pé na frente fazendo com que ah vitima caisse no chão, o agressor ofendia a vitima com apelidos e chingamentos . Como a vitima reagia : A vitima reagia indo ah diretoria da escola e reclamando com os professores mais não adiantava pois os agressores sempre saiam em puni Como terminou : Um certo dia a vitima chegou em casa com ematomas vermelhos na pele e sua mãe viu e foi reclamar na escola mais falaram que era brincadeiras dos alunos entao ah mãe da vitima foi a Delegacia, reclamou do ato de bullying contra seu filho e fez uma queixa contra ah escola que tratou o caso de bullying com descaso , então os agressores foram punidos e a vitima (Patrick ) mudou de escola. E na nova escola se deu bem e fez novos amigos Naiara Almeida de Oliveira Nº27 8ªB
Entrevistei uma menina, que prefere não se identificar ! L.P.A , relata ter sofrido bullying por ter o cabelo muito crespo, a cor escura e uma baixa renda financeira. A garota nunca teve muitos amigos, sempre foi excluida e zuada pela sua classe inteira!E de pra acreditar que até seus pais a zuavam? mesmo por brincadeira! Esta menina chorava noites e noites, mas não contava o seu problema a ninguém! Então, diz ter conhecido uma amiga com a mesma aparencia que ela! Teve uma enorme amizade e passou a ir a igreja, na igreja, conheceu pessoas que realmente olham como você é por dentro, e então ela é feliz, como é! E o melhor, não precisa de exemplos mundanos para alegrias passageiras. É feliz com Jesus e bons exemplos. Ingryd Carolyne 8°A n°17
Eu entrevistei duas pessoas da minha rua ambas ja sofreram e ja fizeram Bullying mais irei falar so de uma delas. O K.G(nao falarei o nome dele)K.G ja sofreu bullying pelo fato de ser gordo os"amigos"de escola suava com ele chamando ele de farias coisa como:bolinho de queijo;jabulani;bolotinha;quindim,gordão;etc. Ele também falo que para não precisar se matar ou se alto mutila,ele falo para os pais dele,mais como quase todos os pais eles não acreditaram,e ele sempre acabava guardando os detales mais fortes fra si mesmo. K.G falo ainda que 1 ano depois ele perdeu 20 quilos sendo que ele tinha 95 ai ele deu a volta por cima.Esta fazendo academia e ficando realmente bonito,então foi ai que ele começou a fazer bullying também,mais hoje diz que se arrepende e viu que fez erado e ja se redimiu teve coragem e pediu desculpas
Bullying
ResponderExcluirEntrevistei uma série de pessoas de minha rua, todos eram bem parecidos, pelo motivo de serem na escola, mas entre eles escolhi um só o da C.A ( não irei falar o nome dela ). Segundo ela já sofreu Bullying e como já disse foi na escola, o mais comum no intervalo, um grupo de moleques chamaram ela de Gorda, na 4º série. A C.A se sentiu irritada e constrangida e por esse motivo ela se “esquentou” e chingou os garotos que cometeram Bullying com ela. Diz ela que já se acostumou com isso porque chamam ela de gorda toda hora, então por esse motivo ela não fez nada até agora, só revidou várias fezes chingando eles também.
Ela já praticou Bullying como todos hoje em dia, segundo ela foi com um garoto de sua sala Bruno, diz ela que agrediu e chingou o garoto pelo motivo dele ter apalpado seu bumbum.
Fiz uma série de perguntas e uma delas foi o que é o Bullying para ela, o que acha sobre isso, e como podemos fazer para acabar com isso. Diz ela que Bullying para ela é uma série de chingamentos tanto verbal, moral ou até acresivo que ocorre hoje em dia em toda a sociedade. É ela acha sobre isso uma perca de tempo, ou seja, de pessoas que não tem o que fazer hoje chingando ou agredindo pessoas “diferentes”.
E o que podemos faze sobre isso, ela não falou uma coisa especifica, só disse que deveria ter mais educação, porque o Bullying pode vim de casa, vendo seu pai e sua mãe brigando ou algo assim, pensa que é algo simples e briga com os amiguinhos e chinga como seu pai e sua mãe, ou seja, evitar brigas em casa ou até palavrões para que seu filho ou sua filha não veja e pratique fora de casa como se fosse algo simples. Porque hoje podemos pensar assim, a educação como todos falam vem de casa, e se seus filhos praticarem Bullying pode se pensar que vem de casa também como a educação.
8ºC
Eu entrevistei varias pessoas,mas a que me chamou atenção foi a do meu colega JG que sofre bullying com (amigos) e pessoas desconhecidas de seu bairro. JG é um garoto de 9 anos de idade que sofre bullying, e é chamado de (dentuço,peidoreiro,minininha,chorão e travesti).
ResponderExcluircom esses chigatorios Jg deixou de ir a escola al alguns dias por cusa de seus chingamentos e sua mae ficou muito preucopada com seu filho,depois de alguns dias Jg foi a escola com precentimento de que essas pessoas irião parar de chingalos mas não foi de seu geito os chingamentos forarão ainda piores,de tão ruin esta pessoa JG não quis falar.
Mas o siguinte pessoas que zoan al invez de zoar porque não vão estudar e pegar educacão que seus pais dão.
JG iguinorava essas pessoas,depois de dias de iguinoracão estas pessoas que chingavão pararão assin JG ficou en paz deses chingamentos.
Matheus Minicius nº27 serieº8ºC
M.S.A sofreu bullying durante muito tempo,acontecia todos os dias na escola,quando ela estava no intervalo ,ela se sentia muito mal,aquelas palavras que eles falavam doia muito nela.ela sempre ignorou quem a chingava.
ResponderExcluirPara ela,o bullying não é brincadeira ,não tem graça só quem já passou por isso sabe o quanto o bullying doi. Na opinião dela, o bullying só acabaria se as pessoas entendecem que todos nós somos iguais,mesmo com suas diferencias.
O bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica,intercionais e repetidos ,praticados por um individuo (do inglês bully valetão )ao por grupo de individuos causador de dor de angústia ,sendo executados de uma relação desigual de poder
20% dos casos as pessoas são simultavelmente vítimas e agressores de bullying, ou seja em determinados momentos cometem agressões ,forem também são vítimas de assédio escolar pela turma . Nas escolas a maiorias dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Beatriz de Fatíma N°5 8°C
Bullying : magoas e superações
ResponderExcluirO Bullying para aqueles que não conhece é as formas de atitudes agressivas , verbais , ou físicas , intencionais ou repetitivas.
L.C.O., 15 , é uma das adolescentes que sofreu Bullying na infância , apesar de existir muitos casos de pessoas com mais de 15 , 17 anos que ainda sofrem Bullying. Quando L.C.O. sofreu Bullying era sempre na escola , as pessoas o a chamavam de suco de pneu pelo fato dela ser negra , e eram sempre grupinhos que a ofendia. L.C.O. conta que ficou muito triste pois para ela as pessoas não tem o direito de julgar ninguém pela cor de pele .Ela tinha muito medo de tomar uma decisão , mas em um certo dia contou a sua mãe que logo foi a escola para resolver o que a filha passava. Para ela o Bullying é julgar as pessoas sem ao menos as conhecerem por dentro e que todos nós devemos nos respeitar porque somos todos iguais .
L.C.O hoje é uma menina linda que se diverte com os amigos e o que foi passado para ela fica no passado e nada do que aconteceu em sua infância afetou e nem afetará sua vida diz ela .
Carolina Moretti n°06 8°B
G.I.N sofreu bullying durante um ano ,isso no trabalho dela todos os dias.Porem sempre quando ela chegava no trabalho todos os amigos começavam a xinga ela com aquelas palavras horríveis ,que só ela sabe quanto dói as maiorias das vezes ela ignorava todos seus amigos.
ResponderExcluirO bullying para ela , não era motivo de brincadeira de mal gosto , pois ela não estava mais aguentando aquela situação de angústia , todos os dias.
Na opinião dela o bullying só acabaria se todas as pessoas endentecem que nós somos todos iguais , apesar de nossas diferencias.
O bullying é um termo de violência física ou psicológica que uma pessoa ou pois um amigo causador de tudo isso ,que deixa bastante angústia na pessoa, em uma relação desigual de poder.
A maioria das vítimas que sofrem bullying até hoje ,acontecem isso nas escolas também , isso já é outra parte que ocorre o bullying , as vezes essas pessoas não reage a essa situação , pois ela guarda isso dentro dela , mas fica até com trama e não fala o que sofreu durante todo esse tempo.
Juliana Anjos N°20 8°C
Ouvi alguns depoiments de pessoas que moram perto de mim e achei esse um caso curioso.
ResponderExcluirC.L.D., 17 anos, é um adolescente que sofreu muito bullying na escola por ser gordo, muitos chamavam ele de baleia, porco sujo, peso morbito, entre outros. Ele ficou arrasado.
C.L.D, deve que passar por um tratamento psicológico por 1 ano quase e agora ele está bem, pararam de zoar ele na escola. Hoje em dia ele mudou sua alimentação e começou a fazer academia, ele já perdeu 12 kg.
Vamos ter um pouco de noção e vamos acabar com isso, para você saber para um grupo de 10 pessoas, 6 já sofreram e/ou ainda sofrem bullying e na maioria dos casos são crianças e adolescentes que sofrem e praticam.
Rodrigo G. Duda 8ªA
" Bullying é coisa séria"
ResponderExcluirO bullying,de todos os tipo,estão destruindo a infância ou adolescencia de muitos jovens.Na maioria das vezes o jovem que sofre bullying,ou até mesmo quem o pratica,tem fins tragicos.
Entrevistei uma pessoa cujo o nome não quis ser divulgado,que sofreu o bullying escolar.
C.M.,hoje com vinte anos,dono de seu próprio negocio,sofreu bullying por ser um garoto muito inteligente.
"Eu era o mais inteligente de minha sala,e por isso os garotos me batiam,xingavam,me humilhavam na frente de todos,me sentia como um lixo,um peso de papel,só ocupando espaço no mundo" disse C.M
"C.M chegava em casa cabisbaixo,triste,nem comia direito,apenas ficava isolado em seu quarto"disse a mãe de C.M.
"Eu pensava em levar armas de todos os tipos para a escola,mas,só pensava pois sabia que não iria dar em nada,pensei bem falei o que estava ocorrendo para a minha mãe,ela falou com a escola mais não resolveram nada então ela decorreu à justiça".disse C.M
Hoje,por hironia do destino,C.M tem como funcionário um dos alunos que o humilhavam,mas,nem por isso C.M o humilha e ainda diz que ele é um de seus melhores funcionários.
Jhonatta M de Paulo Nº18 8ªB
O Bullying pode causar brigas, ofensas , disseminação de comentários maldosos , agressoes fisicas e psicologicas e repressão . A escola pode ser o palco de todos esses comportamentos , transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno .
ResponderExcluirEntrevistei uma pessoa que não quis se identificar , N.B por ser magra demais sofreu Bullying na escola , era ofendida com apelidos maldosos .
N.B relatou que deixou de se divertir , usar suas roupas preferidas por vergonha do que os outros iam achar e segundo N.B ela não queria mais nem sair de casa se sentia feia e excluida por seus amigos .
E hoje em dia ela vive uma vida normal , e descobriu que aqueles que a humilhavam eram na verdade aqueles que queriam ser como ela ou seja pessoas invejosas .
Michelle Rodrigues N° 26 8 B
F.S.G sofreu bulling em torno dos seus 15 anos de idade , o pessoal de sua classe lhe ofendia por ser "gordinho" e careca , a o passar dos tempos ele entrou em depressão , ficou 1 mês de depressão dentro de casa , e sua mãe achou estranho ele faltar as aulas constantemente e conversou com ele e ele contou o fato ocorrido. Sua mãe tomou as devidas providências foi até para a delegacia , mais o caso não deu em nada porque a escola não levou em consideração o seu caso.
ResponderExcluir(Eu)
O bulling existe varias formas de reprimir uma pessoa desde o cyber bulling (Bulling virtual) e o bulling nas escolas que é o mais constante hoje em dia. O Bulling pode vir de qualquer pessoa , até de dentro de sua casa de sua própria família .
Nome: Caique Armando dos Santos N 07 8C
M.D.S (34 anos): Mora em SP, aos 12 anos sofreu bullying na escola, onde seus pais também participavam da administração e apesar de contar o que ocorria a eles nunca teve apoio. Menina muito bonita e talvez isto que era invejado pelas outras meninas que repetitivamente a excluíam da turma e dos divertimentos. Estudava período integral e viveu sob uma tortura muito grande pois era repreendida pelos pais porque seus objetos escolares sumiam, e os pais achavam que era desleixada e má aluna. Desenvolveu um comportamento autoritário e agressivo, distância e relacionamento desgastante com o pai, temperamento irritadiço e auto-estima e amor próprio debilitados.
ResponderExcluirVitor Silva 8ºD Nº35
Bulling na escola
ResponderExcluirEntrevista do bulling
Nome do entrevistado: F.S.
Como aconteceu: Ele foi apelidado de Boris cazores por causa que ele deixava o cabelo grande para esconde a orelha.
Quando aconteceu: Ele foi apelidado na escola entre o meio do ano de 2012 .
Como se- sentido: Ele se senti-o humilhado no momento mas depois nem liga mas para isso.
O que a pessoa fez contra isso: Ele reagio e também apelido as pessoa que colocaram apelido nele, ele fez isso porque achava que se ele estava sento suado podia soar também meio para se vingar.
A opinião dele pelo o bulling: É que se as pessoas não cometence bulling não iriam sofrer também tanto o bulling virtual quanto o nas escolas.
Nome: Rodrigo Vinicius
Numero: 33
Serie: 8-c
P.S.G Um garoto diferentes dos outros sempre andava sozinho, não tinha amigos, só queria saber de estudar,muitas pessoas ficavam zuando ele, inclusive eu ''Porque você não sai de casa, só fica ai dentro estudando,sai dai nerd.'' Até que um dia P.S.G se revoltou e parou de ser quieto xingava todos nós,Passaram-se meses eu parei de mexer com ele, mas os outros colegas continuaram a Zuar o garoto. Até que ficaram sabendo de uma noticia nada agradável, P.S.G tinha sido internado em uma clinica,quando os garotos souberam disso ficaram em estado de xoque, não sabiam o que fazer.Os garotos decidiram ir até a clinica pedir desculpas para P.G.S,ele aceitou as desculpas e depois de uns quatro meses P.G.S conseguiu se recuperar do trauma e saiu da clinica.Quando voltou para casa os garotos estavam lá,mas dessa vez era pra receber o garoto de braços abertos sem preconceito nenhum.
ResponderExcluirCaique 8ºA
F.R.F uma menina comum entre outras, ela sofria bullying por causa do seu peso, ela também era tímida e ficava sozinha fazendo sua lição. Certo dia ela se irritou com aqueles que faziam gozações com sua cara todo dia, então chamou o diretor ele fez que os alunos pedissem desculpa e os praticantes levaram suspensão.
ResponderExcluirNeste caso tivemos um bullying que não foi fatal, pois a pessoas que se irritam muito e acabam perdendo a razão, consequentemente com isso ela fará algo para ter sua vingança, então há um risco que o praticante do bullying seja morto por besteira, se vamos fazer alguma brincadeira, temos que tomar cuidado pra não ofende-las.
Ofensas injustificáveis
ResponderExcluir-Bullying se espalha pelo mundo: Garoto sofre bullying verbal em escola por estar à cima do peso.
“Eu fiquei com muita raiva e ao mesmo tempo chateado, porque não havia feito nada, não dei motivo nenhum a eles.”.
Bullying é um termo utilizado para descrever formas de violência físicas, verbais, morais, sexuais, psicológicas, materiais, virtuais, intencionais ou repetitivas praticado por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender. O bullying verbal significa dar apelidos, insultar, etc., que é o caso de J.
J é um garoto de 14 anos que já foi um alvo de bullying na escola por estar à cima do peso comum as outras crianças e por usar óculos. Ele conta que foi ofendido por dois garotos durante o intervalo. “Eles (autores do bullying) me chamaram de baleia, quatro olhos, etc. Eu fiquei com muita raiva e ao mesmo tempo chateado, porque não havia feito nada, não dei motivo nenhum a eles.”. Apesar de tudo, ele preferiu ignorá-los. Mesmo não concordando com esse ato, o garoto conta que também já o cometeu com uma garota por ela ser diferente, se vestir mal, mas principalmente por ela já o ter ofendido, o que demonstra que muitos daqueles que comentem bullying sofrem ou já sofreram o mesmo, ou seja, J é um alvo\autor de bullying. Para ele, bullying é um ato de rejeição no qual são dados apelidos e são feitas ofensas para magoar. Concorda que é desnecessário, que ninguém deve ser descriminado, ofendido ou apelidado, e acrescenta que as pessoas que comentem esse ato são ignorantes e não têm respeito pelo próximo. “O que podemos fazer é não se importar, ignorar, porque não levará a nada ouvir opiniões idiotas. E também informar às pessoas que ofendem para que mudem de atitude e parem de ofender e mal tratar os outros.”, diz J.
As “opiniões idiotas” ditas, não são apenas isso, podem causar conseqüências graves aos alvos, como baixa auto-estima, medo, angústia, pesadelos, falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma, ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar, dores de cabeça, dores de estômago e dores não-especificadas, mudanças de humor súbitas, vômitos, urinar na cama, falta de apetite ou apetite voraz, choro, insônias, medo do escuro, ataques de pânico sem motivo, sensação de aperto no coração, aumento do pedido de dinheiro aos pais e familiares, furto de objetos em casa, surgimento de material escolar e pessoal danificado, desaparecimento de material escolar, abuso de álcool e/ou estupefacientes, automutilação, stress e até suicídio. Recentemente surgiu também o "cyberbullying", que consiste no recurso às novas tecnologias, Internet e telemóveis, como forma de maltratar os outros.
Bullying não possui justificativa. Insultar, agredir, discriminar, abusar, humilhar, ameaçar, roubar ou destruir pertences, além de não fazer alguém melhor do que os outros, têm conseqüências muito prejudiciais, causadas sem nenhum motivo. DIGA NÃO AO BULLYING!
Nome: Kathleen Duarte Bonfim;
Nº: 20;
Série: 8ª B.
eu entrevistei varias pessoas que sofreram Bullying mais o que mais me chocou foi a do M não posso revelar o nome porque ele não quer ele já sofreu Bullying ,de moleques de sua sala que suavam ele colocando apelidos e ele também ja praticou com o seu primo numa discussão . por isso não cometa bullying isso pode não só acontecer com a pessoa que você ofendeu como pode também acontecer com você . EU APOIO DIGA NÃO AO BULLYING><
ResponderExcluirNOME:JAQUELINE 8D N:15
B.A.N Uma garota que era muito quieta e nunca soube arrumar amizade,algumas pessoas da escola zuavam ela por conta de seu estilo rokeiro de ser e pelo seu peso.Ela nunca foi de retrucar,mas ficava furiosa por dentro.Um dia na escola uma garota a enrritou e ela acabou se irritando muito, com isso ela praticou agressão física que também é bullying na garota,ela nunca tinha feito aquilo então foi uma surpresa para ela e para as pessoas ao redor que ficaram assustadas com sua ação.Acho que ela não deveria ter feito isso,ela perdeu a razão,mesmo que ela tenha sofrido muito bullying a agressão não resolve nada e sim piora o que já está ruim.
ResponderExcluirEla é minha parente!Isso aconteceu já faz um tempo,ela já está adulta,e isso foi no tempo da escola.
Thuany Kazys nº33 8ºD
"Bullying não é brincadeira, uma simples apelidinho pode deixar marcas e mudar vidas"
ResponderExcluirO bullying é o termo utilizado para caracterizar atos de violência, intencionais e repetitivos,praticado por uma ou mais pessoas.
Esse ato pode ser verbla, através de xingamentos, palvrões, apelidos ofensivos ou humilhações; física,através de agressões ;material, através de roubo ou estragar algo de alguem ;moral, dimando ou caluniando ;piscicológica, excluindo, ignorando, desprezando ou izolando e o virtual (ou cyber bullying), através de divulgações comprometedoras, xingamentos pela internet,humilhações virtuais,etc.
M.C.A é uma adolescente de 16 anos, mora com os pais e seu irmão na Zona Leste de São Paulo e cursa no 1° ano do ensino médio.
A jovem afirma ja ter sofrido dois tipos de bullying: o emocional e o verbal.
"Quando eu tinha entre onze,doze anos e cursava a 5ªsérie, por não ter um corpo tão desenvolvido como outras meninas, ou seja, não tinha seios grandes, pernas volumosas ou curvas de dar inveja e ser bem magrinha, alguns dos meus próprios colegas de classe começaram a colocar apelidos que me deixavam bem constrangida como:Olívia palito, tabua, puro osso, etc. Além disso, costumavam me excluir de grupos de trabalhos e conversas apenas por eu ser "diferente" de outras meninas-diz a jovem.
Ela afirma que se sentiu feia e menor perante as outras meninas simplesmente pelo fato de ter um tipo físicodiferente das outras meninas,apesar disso não querer dizer que ela seja feia e nem pior ou melhor do que qualquer outra pessoa.
"No começo eu procura me isolar e evitava participar muito das aulas, mas com o tempo aprendi a me defender e não ligar para a opinião dos outros. Comecei a devolver tudo na mesma moeda, ou seja, coemecei a ofender e apelidar os alunos que me insultavam e isso de alguma forma fazia com que eu me sentisse bem, pois agora eu não era apenas a vítima" diz M.C.A.
Apesar da jovem sofrer e ao mesmo tempo praticar o bullying, ela diz não ser afavor, pois ela sentiu tudo oque essas vítimas passam e sabe que é muito ruim ser humilhado e desprezado por aqueles que estão por perto, ela diz praticar esse ato apenas como uma forma de defesa. A adoslecente ainda relatou que na sua opinião a forma de acabar com o Bullying é que todos comecem a se conscientizar de que o Bullying pode deixar marcas terriveis e causar consequências catastróficas.
A melhor forma é começar a mudar por si mesmo, sem pensar na atitude do outro, respeitar mais o próximo e a si mesmo e ter em mente que as vezes uma boa conversa pode ser bem melhor do que a agressão ,seja ela como for!
Aline Pereira da Silva n°02 8ªC
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEu falei com algumas pessoas da minha rua e a grande maioria deles sofreram e ainda sofrem bullying ate hoje,muitos foram agredidos foram agredidos verbalmente mas a grande maioria foi vitima de ameaças por serem diferentes ex: gordos,magros,negros,baixo,alto ou outros motivos especiais na minha opinião não se deve praticar bullyng em qualquer lugar e por qualquer motivo independente da pessoa ser diferente ou não mas tambem quem ve e ri disso tambem e uma forma de praticar bullying
ResponderExcluirnome:Vitor Uan Macedo Lopes N°36 8°D
T.K.N é uma menina alegre hoje em dia,porém ela já sofreu agressões verbais e leva esse sofrimento até hoje.
ResponderExcluirEla já sofreu bullying na escola.Ela diz que foi muito ruim,por que ela sentia muita raiva dentro dela mas não contava a ninguém.Foi na época que ela estava na 3ª,4ª e 5ª série,eram duas meninas chamadas Raissa e Michele,e mais alguns garotos.Ela se sentia muito mal e com muita raiva,hoje ela diz não guardar rancor,porém disse que se visse eles novamente,não olharia na cara deles!
Ela conta que por um descuido quase derrubou uma das meninas da escada,mas ela fala que não fez isso,-Por que ao contrário delas,eu não teria coragem de machucar alguém por qualquer motivo!
T.K.N conta que o Bullying pra ela é uma violência e falta de respeito entre as pessoas,-É uma palavra que defino o quanto o homem é ruim umm com o outro!
Ela fala que nunca praticou-...Tipo,eu nunca fui lá e magoei ninguém,sempre tentei ajudar as pessoas!Já ri sim algumas vezes,em uma roda entre amigos,mas um "zoando" o outro,sem maldade!
Essa é a declaração da nossa entrevistada,que prefere permanecer em anônimato T.K.N.
Milena de Oliveira Souza n°41 8ªD
Bullying
ResponderExcluirEntrevistado : J.R.S
Como ocorria o bullying Com o individuo : Dentro ou fora da escola o chamavam de Esquisofremico , gardenal , Muitas coisas Ruins , que acabavam perturbando ele .
Quando Foi isso : Ainda acontece.
Como ele se sentiu ou sente com isso : Se sente muito mal por essas pessoas não souberem oque tem por dentro de uma pessoa tão quieta e solitaria , Mágoas passadas , brigas familiares , qualquer coisa que afete a vida do certo cidadão , No caso apenas zombação dos garotos .
Oque o individuo fez : Não fez nada , apenas em algumas vezes foi avisado a maioridade , mas muita das vezes ficam calados para não sofrerem mais dos agressores.
Opinião da vitima sobre o bullying : é que o bullying é apenas uma forma de se aparecer , mostrando que é melhor que os outros isso faz com que se sintam bem , até que algo tragico aconteça.
Sammer neves duarte
33 / 8ºB
Bullying na escola.
ResponderExcluirNOME DO ENTREVISTADO:c.f.s.
Como aconteceu:C.F.S. sofreu bullying aos 10 anos de idade na escola,seu apelido era gorda só porque ela tinha umas gordurinhas a mais do que as outras meninas.
Quando aconteceu:Aconteceu logo quando ela teve que terminar a 5° série em outra cidade.
Como se sentiu muito mal,pra baixo porque seus colegas a xingavam de gorda,ela já até tentou fazer regime por causa desse motivo.
Como reagiu:Muitas vezes ela começava a rir para não demonstrar tristeza,ela também para descontar sua tristeza ela também ofendia,começou a colocar apelidos nessas pessoas que a xingavam.
A opinião dela:Ela acha que se cada um se respeitasse mais uns aos outros,porque o bullying não é apenas você falar alguma coisa,e o bullying não são apenas xingamentos ou alguma coisa de ofensa,mas sim com o bullying virtual e físico.Seria muito bom se cada pessoa pensasse mais sobre esse assunto tão delicado
Anna Beatriz P.A. Bispo N°38 8°C
Entrevistei minha prima que está no 3° ano a JessMP ,COMO ACONTECEU: ela disse que já sofreu com isso quando ela estava na 5° série os amigos da sala dela zuava ela muito por ela ser 'magrelinha' chegou um ponto que ela não queria ir mais pra escola . COMO REAGIU: Ela disse que não gostavas das brincadeiras é claro mais deixava passar , porque pensava que uma hora isso ia acabar , ai perguntei pra ela se ela contou pra mãe dela de imediato , ela disse que não , disse que não queria preucupar a mãe dela , mais ai chegou em um ponto que ela não aguentava mais as palhaçadas , então resolveu conta pra mãe dela , então a mãe dela resolveu tirar ela da escola.
ResponderExcluirQUAL A OPINIÃO DELA SOBRE ESSE ASSUNTO: Bullying é uma forma negativa para apontar os defeitos dos outros, muitas pessoas que sofrem bullying acabam mudando até a personalidade, ficam mais fechadas em seu proprio mundo e evitam contato social com outros, então bullying é um dos pontos mais negativos que ocorrem nas escolas e muitas vezes não ganham atenção dos professores como deveria para acabar com isso.
R.S: Já sofreu Bullying, na 4° Serie onde (tinha mais ou menos 9 anos de idade), um colega de classe, que depois de vela cherando cola começou a chama-la de drogada e outros apelidos de mal gosto.
ResponderExcluirR.S não tomou nenhuma providencia seria em questão ao colega de classe.
Bullying pra ela: ''O bullying pra mim e uma brincadera de mal gosto na qual a vitima que esta sofrendo nao gosta''
R.S tambem já praticou Bullying com colegas de classe, achava legal mais depois ficava com a consciencia pesada, praticava por diversao.
Nathalia Silva Tavares 8°D
Conversei com muitas pessoas sobre o tema Bullying , mas o caso que me chamou mais atenção foi de um garoto , que preferiu não se identificar , J.V um garoto de 14 anos que por estar acima do peso é zombado por todos seus amigos , e isso o incomoda muito. Ele diz que já ficou uma semana sem ir para a escola pois já não aguentava mais tanta pressão de seus colegas só por estar acima do peso.
ResponderExcluirJ.V relata que não costuma comer nada quando setá na escola por medo e vergonhas que os colegas da escola zombem com ele . Atualmente ele tenta levar na brincadeira os apelidos , mas diz ele : " É difícil levar na brincadeira uma quantidade enorme de pessoas ao meu redor me chamando de tampa de oceano."
Além de ele comer um pouquinho mais , ele sofre com um problema na tireóide(hipertiroidismo) que faz com que a pessoa engorde mais , porém seus cologas não intendem esse problema de J.V e continuam o agridindo verbalmente.
Andressa Fernandes 8ºB
R.B: eu entrevistei meu primo , ele esta no 3°ano , ele éra mio gordinho e por sse motivo era muito zoado na escola , todos zombavam dele e tudos mais , ele não se relacionava com ninguem da sala , ficava no canto bem queto. A situaçao ficou tão seria que foi prciso ele mudar de escola , le pensava que com isso as brincadeiras iam acabar ,, por um lado sim mas mas ainda continuavam zoando ele , mas não como na outra escola. A mãe dele ficou sabendo do problema e o matriculou em uma escolinha de futebol , depois de 2 anos ele consegui imagrecer , atualmente as pessoas que zombavam deele estão todos desempregados em uma situação cosntrangedora.
ResponderExcluirGeovan souza 8°c
A.F Segundo ela sofre Bullying na escola , um grupo tanto de meninas e meninos chamam ela de "Vara Pau" , pelo fato dela ser muito magra e ter as pernas um pouco tortas . Fazendo ela se sentir deprimida e muitas das vezes fazendo ela passar vergonha , assim espera chegar em sua casa para chorar , segundo ela já se acostumou com tudo isso , pois assim descontando em seu próprio corpo , fazendo coisas que não deveria e culpando sua mãe por tudo isso , ela relatou que teve uma vez que tentou se matar .
ResponderExcluirAssim fiz uma série de perguntas e entre essas perguntas , perguntei o que significava o Bullying , e ela respondeu que o Bullying é uma série de xingamentos sendo verbal ou até agressivos . Assim perguntei a ela o que achava de tudo isso , e ela falou que tudo isso é uma perca de tempo , ou seja pessoas que não tem nada para fazer ou até já passaram por isso , e tentam se "destacar" para outros jovens .
Aproveitei a perguntei o que podemos fazer para acabar com isso , e ela ficou em silêncio por alguns minutos , depois me falou que se isso não acabasse teria muitos jovens se matando , pois isso tudo é uma falta de educação que falta em casa . Eu tentei mostrar a ela que a morte não é a única saída , que existe pessoas boas no mundo , e essas pessoas estão prontas para ajudar e resolver a situação , dando conselhos e orientações .
Faraline de Oliveira nº11 8ªC
W.F , um garoto legal mas não o suficiente para os outros , era assim que W.F se sentia . Ele sofria e ainda sofre muito bullying , perguntei do que seus "amigos" te chamavam e porque e ele respondeu com essas palavras:
ResponderExcluir-Não sei o porque , acho que não sou suficientemente legal pra eles , eles me chamam até hoje de zé do alho , truficante , calopsita,zé do alho porque dizem eles que eu cheiro a alho , truficante só porque eu vendo trufa e calopsita por causa do meu cabelo.
Dava para ver o medo na cara dele pois ele disse que já bateram nele , quebraram o dente dele e ele disse para a mãe que caiu da escada , ele ja voltou sangrando pra casa e falou que isso ocorreu na educação física.Ele disse que isso ocorreu quando ele estava na quinta série e só tomou coragem de falar para a mãe dele na sétima.Hoje ele diz que ainda sofre bullying mas não é como antigamente hoje ele só é insultado , e quando perguntei se ele já praticou ele respondeu:
-Sim , eu já pratiquei mas não é minha culpa eu só pratiquei para não sofrer mais , pois se me xingam e eu fico quieto todo mundo ia me zuar mais e não aguentaria essa pressão respondeu W.F .
Perguntei o que ele achava que era bullying e que tipos de pessoas cometiam e ele respondeu:
-Eu acho que bullying é qualquer tipo de ofensa realizada em cima das pessoas tanto verbal , virtual ou física e acho que quem pratica isso é quem "não tem"pais em casa pra dar educação pra seus filhos.E por final disse que só não contou antes para sua mãe porque ficou com medo de apanhar mais ainda.Para nossa tristeza temos qua aguentar o fato que o bullying está muito longe de acabar...
Lucas S. Pires N 23 8B
Entrevistei alguns colegas da escola e algumas pessoas que moram no meu bairro , e o que mais me chamou a atenção foi a de uma garota da qual não posso citar o nome , á pedidos dela , ela sofria bulling na escola por ser muito gorda, quase obesa , além de ser baixa e ter os dentes ressaltados , todos a xingavam de baleia , gorda , mônica , entre outros xingamentos horríveis , ela nunca dava atenção para o que os outros diziam , mas no fundo no fundo ela disse : "eu ficava magoada , e muitas vezes á noite até chorava" , fiquei muito triste em ver , que vivemos numa sociedade em que uma pessoa que tem um físico um pouco diferente dos outros sofra dessa maneira .
ResponderExcluirMas hoje , essa garota foi ao médico começou a fazer regime e alguns tratamentos e já emagreceu 20kg , que não é pouca coisa não é mesmo? , hoje ela vive um,a vida normal , sem que as pessoas a xinguem , ou descriminem , fiquei feliz quando ela me contou o final que isso teve , pois vi que foi uma superação e que todos que sofrem o bulling devem superar também e dar parabéns á todos que superaram .
E para vocês que estão lendo isso , vamos ter mais um pouco de noção e perceber que isso não leva a lugar nenhum e só fere aos agredidos ,tanto com palavras quanto com ações , então comecem á rever seus conceitos , e perceber que todos somos iguais independentes de cor , raça , formatos ou tamanhos !
Alexandre Paes 8°A n°03
Elleen Oliveira , 12 anos , mora em Guarulhos . Sofre Bullying até hoje por ser magra e pela sua aparência . Tudo isso começou há mais ou menos 2 anos atrás , pelos seus colegas e por outras pessoas de fora , sendo zoada e chamada por apelidinhos pelo fato de ser magra . Ela se sente ignorada por uns , excluída por outros , e se sente muito mal por isso . Ela nunca fez nada , nunca contou isso à ninguém , apenas atura como brincadeira , mas ela mesma disse que "toda brincadeira tem um fundo de verdade" e apenas sorri , e diz também que o SILÊNCIO dela basta pra eles (agressores) . Sua vontade era de sumir dali , onde ninguém julgasse-a ou criticasse-a pela sua aparência , pela forma do seu corpo , "queria bater em cada um que me criticava" disse ela. Elleen também diz que já praticou o Bullying , mas não ao ponto de deixar a pessoa tão mal desse jeito , mas diz que já parou com isso , pois sabe o quão é ruim isso . Ela conta que praticava o Bullying com um menino da sala dela , que tinha o jeito de ser gay . E as vezes ele até chorava . E com o tempo , ela foi parando com isso , e hoje em dia , quando zoam com ele e fazem isso , ela chega a defender ele . E diz que começou a praticar o Bullying pois foi no embalo dos outros . Para Elleen o Bullying é uma forma de expressão de alguém que pratica em outra pessoa , só pra fazer a outra se sentir mal , e isso é prazeroso pra pessoa , ver a outra mal . E é praticado por gente que não tem mais o que fazer .
ResponderExcluirBeatriz Fernandes , 8ªD .
Não precisei ir muito longe para achar uma pessoa pra entrevistar sobre o bullying, afinal, este tema hoje em dia está sendo muito discutido em vários lugares e ambientes diferentes.
ResponderExcluirUma amiga minha que iremos chamar de Ana (não irei revelar o nome dela verdadeiro) sofria bullying por estar um pouco acima do peso.
Isso ocorria com ela em sua escola e o pior por pessoas que eram seus próprios amigos que a chamavam de gorda quase todo tempo. Esses amigos achavam que ela levava este tipo de "apelido" como uma brincadeira,pois a menina não dizia nada e também as vezes xingava os colegas como um modo de "retribuição" por eles a chamarem de gorda.
Mas, um dia Ana se cansou de ser xingada e resolveu tomar uma decisão, se afastar dos amigos. Esses amigos se sentiram muito mau,pois viram que o que eles fizeram não foi nem um pouco bom para a vida da amiga.
Então, uma amiga que cometia bullying com Ana, tentou o reaproximamento e conversou com Ana a respeito do que fazia, e pediu perdão a menina, que com um coração muito bom perdoou a amiga, porém disse que só iria continuar falando com ela, se não houvessem mais nenhum tipo de xingamento, então a amiga de Ana prometeu a mesma que não iriam ocorrer mais nenhum tipo de xingamento e voltaram a se falar.
Ana contou a essa amiga que os xingamentos e a prática do bullying causou um grande mau a ela, pois como era chamada de gorda, ela tinha uma enorme insatisfação sobre o seu corpo e por isso começou a comer mais e mais depois dos xingamentos e junto com comer mais, ela adquiriu uma doença, o famoso colesterol. A amiga de Ana se sentiu culpada pelo aquilo e mais uma vez pediu muitas desculpas e também contou que tinha colesterol por comer muito e por um dia ter sido chamada de gorda quando pequena, na escola.
Para Ana, o bullying trouxe muitas consequências, como o colesterol e também magoas internas, feridas quase incuráveis dentro de seu coração, pois jamais iria esperar isso de seus próprios amigos.
Bullying, já sofri quando criança, mais ou menos na 4ª série e por uma mera burrice, ou até mesmo um tipo de magoa que tinha dentro de mim, cometi com uma pessoa que JAMAIS deveria ter cometido, pois esta pessoa sempre me apoiou, ajudou e esteve do meu lado sempre que precisei e até mesmo quando todos me julgaram, me apontaram dedos, esta pessoa esteve ali, ouvindo meu choro e me acalentando. Hoje, eu sei que fui errada e já pedi e se precisar peço de novo desculpas a esta pessoa, pois sei que um ato não justifica outro, e não é porque eu sofri que tenho que ver as pessoas que mais gosto sofrerem também.
E deixo uma dica aos alunos que praticam bullying:
PAREM, POIS O BULLYING É UMA BURRICE DE PESSOAS QUE NÃO ACEITAM AS DIFERENÇAS ENTRE PESSOAS, NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. DEUS CRIOU UMA DIVERSIDADE DE PESSOAS DIFERENTES, PORÉM CADA UMA TEM SEU ENCANTO, SEJA INTERIOR OU EXTERIOR.
Giovanna Magalhães 8ªA
José garcia , 19 anos , mora em tiradentes .
ResponderExcluirNunca mais esqueci do constrangimento e sofrimento que passei na frente dos meus colegas quando duas professoras de matemática me insultaram e uma delas me sacudiu pelo braço só porque eu não sabia resolver o problema na lousa. Esta última fez isso na frente de toda a classe e me sacudiu muitas vezes pelo braço me fazendo chorar. Eu tinha 6 anos. Mais tarde, a segunda professora de matemática fez a mesma coisa com palavras, me humilhando ao máximo. Resultado: nunca mais quis estudar matemática e parei de estudar no primeiro grau.
Vitor Santana 8°A
ExcluirConheço várias pessoas que já sofreram bullying,porém escolhi a entrevista de uma menina que sofreu bullying em seu condomínio.
ResponderExcluirC.G.C (iniciais da garota), sofreu bullying em seu condomínio por um garoto que era muito "brincalhão" e gostava de inventar apelidos para as pessoas. Este garoto (o agressor, que cometia bullying) queria se aparecer rebaixando as pessoas, neste caso C.G.C.
O garoto inventou um tipo de chacota com uma característica física da garota, que ficou MUITO incomodada com aquilo. A menina não gostava de se arrumar muito, queria mais era brincar, jogar bola ... porém, o apelido incomodou tanto a garota que ela não queria mais ir nem nos aniversários do prédio com medo do garoto soltar aquele apelido.
Um dia, este agressor fez uma lista com o nome de todas as meninas do condomínio juntamente com algumas características das meninas, e na de C.G.C haviam características que a fizeram chorar.
Hoje, 14 anos depois, quando a garota lembra de tudo, e se pergunta por que não contou a seus pais. Ela conta que não contou aos pais pois tinha um pouco de vergonha porque tudo aquilo incomodava ela tanto, que chegava a sufocá-la.
C.G.C conta que mesmo passando por tudo isso, não se tornou forte, diz que pelo contrário se tornou muito insegura ...
" Não fiquei mais forte passando por estas situações. Muito pelo contrário, me tornei insegura. Acreditam que tem gente que acha que passar pelo bullying torna o alvo mais forte? Arrumem outro jeito de nos fazer aprender a lidar com os males da vida vai... Pelo amor de Deus!"
Tempos depois, C.G.C se mudou de prédio, e diz que depois disso tudo passou, pois ela relata que para ela, parece que "se mudou do problema", mas diz que isto não é a melhor solução,pois e se ela não tivesse se mudado iriam continuar as "agressões"?
A menina, deixa uma mensagem para as pessoas que sofreram bullying, e que ainda sofrem:
"O que quero dizer é que não é fácil conviver com nossos defeitos, principalmente quando alguém faz piada dele. Mas, quero que saibam que é preciso caminhar e continuar... Peçam ajuda!
Não fiquem quietos... Vale pensar: puxa porque isso me incomoda tanto? O que eu posso fazer? Mas não é fácil mesmo, aliás, é muito difícil!"
A garota diz que hoje em dia não sente magoa e nem nada deste tipo sobre o "agressor", pois hoje vê que o garoto era um menino sem noção alguma e não sabia que aquilo magoava e além disso, não tinha ninguém que dissesse pra ele parar, pelo contrário, a galera do prédio de C.G.C ria das piadas dele, incentivando ele a continuar com aquilo, mesmo que sem querer.
Então, como C.G.C eu, Thayná Fernanda, deixo um tipo de aviso a vocês que cometem e que sofrem bullying:
AOS QUE SOFREM: não fiquem calados, contem aos pais, aos professores, aos amigos, a alguém para que alguém possa ajudar VOCÊ, mas antes você tem que se ajudar contando o que você sofre a alguém, então não exite, conte mesmo, sem medo!
AOS QUE PRATICAM: Parem, pois vocês não estão apenas ferindo os colegas de vocês com este ato, mas também estão prejudicando a vida de vocês de alguma maneira, seja a vida pessoal, seja a vida social, não sei, porém sei que vocês estão se prejudicando também, se é que já não estão com algum tipo de problema e por isso cometem o BULLYING,mas tenho uma coisa pra falar pra vocês, mesmo que vocês estejam com algum problema em casa ou pessoal não justifica magoar outra pessoa para ter prazer, então, pra ser legal, pare, peça desculpa e eu tenho certeza que você será muito mais feliz assim.
Thayná Fernanda Luziano Marques 8ªA
Conheço várias pessoas que já sofreram bullying , mas uma que me chamou mais atenção foi M.L (iniciais do nome dele) , ele tem 14 anos, as pessoas zombavam dele porque ele tinha um problema na pele , que ele também não sabe qual é a doença , porque ele nunca foi ao médico para saber.
ResponderExcluirIsso ocorreu na escola , os amigos deles , colocavam apelidos nele , como pele de jacaré e entre outros .. E ele se sentia muito mal , pois não falava pra mãe dele e nem nada , mas diz ele que para se defender ele xingava essas pessoas.. Mas não adiantava , pois sempre era a mesma coisa. E ficou por isso mesmo ... Mas diz ele que as pessoas agora não zoam muito mais ele , mais ainda continuam um pouco.. Ele diz que se sente muito mal por isso , porque ele fala que para as pessoas pararem de zuar ele , ele precisava de um tratamento , mas ele não tem muitas condiçôes, por isso que vai ter que continuar desse jeito ... Mas ele diz também que isso tudo também é só uma fase , e que tudo vai acabar um dia ..
BULLYNG : é agressão verbal , física , e entre outras , que levam as pessoas a quererem se matar , se cortar ou fazerem outras grandes besteiras com a própria vida!
Eu já pratiquei o bullyig , mas não pratico mais , pois as pessoas me xingam e me zoam também , mas eu não ligo muito , pois eles deveriam enchegar os próprios defeitos neles mesmos, como eu fiz e por isso não pratico mais ..
Gabriela Fernandes da Silva n°: 12 8°B
M.,51 anos,em sua infância sofreu bullying de alguns colegas de classe por ser pobre e "feia" e também era tímida e então não tinha coragem de enfrenta-los.
ResponderExcluirAtualmente já superou e não tem medo dessas pessoas que cometem bullying e também quando vê algum caso de bullying logo faz alguma coisa para acabar.
Roberta Mayumi Iwasaki Nº31 8ªA
T.M. , 38 anos, quando frequentava a 8ª série, sofria bullying por ser inteligente e intelectual. As pessoas de sua sala chamavam ela de "nerd", de " cdf", de "estranha" e de outros nomes.
ResponderExcluirHoje ao lembrar diz que não sente raiva dessas pessoas, e sim dó, pois hoje ela possuí um bom emprego, e eles talvez não.
Ana Beatriz nº04 8ªA
W.C., 17, costumava a ser xingado de vários nomes pelas pessoas de sua escola por ter 140 kg. Cansado de ser maltratado pela sociedade e do desprezo das meninas, decide mudar de vida e emagrece 57 kg.
ResponderExcluirW.C. se inspirou no ídolo, cortou o cabelo e comprou roupas parecidas. O novo visual colocou fim nas piadas e fez o garoto se tornar popular com as meninas. Hoje, ele já acumula três namoradas no seu currículo. O garoto diz que está feliz com a mudança no visual e na vida amorosa.
— Eu me acostumei a não despertar a atenção feminina. Nenhuma garota olhava para mim quando eu tinha 140 quilos. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa. Acho que eu jamais conseguiria beijar uma garota se continuasse do jeito que estava. As meninas comentam no Facebook que eu me pareço com o Justin, não acho ruim ser comparado com ele.
Ágatha C. Souza, 02, 8ªA
Fiz a entrevista com uma ex vizinha minha .
ResponderExcluirO Nome dela é Jessica e tem 16 anos , sofreu Bullying na sua infância e em uma boa parte da sua adolescência ,Me contou que era o maior alvo na escola por tem um cabelo de afro descente e também por não ter muito foco nos estudo e sempre tirava notas vermelhas e com isso teve uma serie de problemas com estresse e muitas vezes descontava em pessoas que não tinha nada a ver com o ocorrido .
Ela Diz : " Chorava muito durante a madrugada pensando o que eu tinha de erado , por que eu era tão diferente assim , mais um dia eu tentei tira uma nota maior e consegui tira um 7,0 isso pra mim foi uma vitoria na matéria de matemática por que minha maior nota era 4,0 e com isso começaram a me Zuar mais fala . OLHA LÁ O BURRA AGORA TA DANDO UMA DE ESPERTA . Nos corredores riam de mim eu era o centro das zua zoes , sempre achavam um defeito em mim , minha roupa para eles era velha , meus tênis um lixo , e com isso eu ia me sentido um nada mais um dia uma das minhas professoras viu e falou para sala inteira assim : Hoje presencie uma cena muito desagradável uma aluna sendo motivo de chacota por alguns colegas , então vou disser algumas coisinhas para vocês se vocês são melhores o que vocês estão fazendo aqui?, você tem as melhores roupas ? tem os melhores tênis? idia mais vocês te um bem maior a felicidade ? Acho que não por que a felicidade não e conquista vendo a lagrima de outra ; Você é melhor que alguém aqui dentro dessa sala de aula até mesmo melhor que eu? então eu irei me sentar no seu lugar e você vai la e da aula por que o melhor de todos e tudo é DEUS ,Então pare e pense aqui não ganha uma vida melhor que tira nota mais alta as notas ajuda sim e muito mais o que mais importa lá fora nesse mundo enorme e você da sua cara a tapa você ir em uma intervista de emprego e aguentar uma pessoa que você nem conhece te criticar e falar que você não serve para trabalha com ele , Nesse mundo você só é o melhor se conseguir bater todas suas metas sem pisar em ninguém e sempre se lembra de manter humildade .
Obs : Na Minha opinião Bullying é para os fracos que não tem a capacidade de reconhecer pessoas que podendo ser melhor e pessoas que pode ser diferente , Pra mim quem juga tem que mostra que é melhor se não o tanto que ela me jugar mais ainda por que único melhor que todos pra mim é Deus ..*
Tayna Angelica 8°A
Entrevistei R.F de 21 anos que sofreu bullying durante toda a sua adolescência. R.F me disse que colegas da sua própria sala, batiam nele diariamente, piadinhas e insultos toda hora durante a aula, perguntei se ele tomava alguma atitude para parar com o bullyin que ele sofria diariamente;
ResponderExcluir-Não porque eu me sentia um pouco culpado, e tinha medo de que isso piorasse os xingamentos e as agressões.
Perguntei porque ele se sentia culpado mas nao tive resposta. Mas R.F disse que sofreu bullying dos 10 aus 17 anos de idade ele me disse que brigava toda semana pensando que esta resolvendo mas cada vez piorava mas assim dizia ele.
R.F era um rapas muito magro que usava óculos e muito estudioso R.F só conseguiu superar o sofrimento na infância apos conseguir um psicólogos entender que ele não precisa das opiniões dos outros mas o que importava era o que ele sentia.
Jefferson henrique
16 8ªB
Vitima : Patrick Santos Barros
ResponderExcluirComo começo : O ato de Bullying e as agresões começaram no ambiente escolar, começou com brincadeiras de colegas de classe.
Como foi : A vitima sofria muito pelos agressores. Os agressores passavam perto da vitima e dava tapa na cabeça e quando a vitima passava o agressor colocava o pé na frente fazendo com que ah vitima caisse no chão, o agressor ofendia a vitima com apelidos e chingamentos .
Como a vitima reagia : A vitima reagia indo ah diretoria da escola e reclamando com os professores mais não adiantava pois os agressores sempre saiam em puni
Como terminou : Um certo dia a vitima chegou em casa com ematomas vermelhos na pele e sua mãe viu e foi reclamar na escola mais falaram que era brincadeiras dos alunos entao ah mãe da vitima foi a Delegacia, reclamou do ato de bullying contra seu filho e fez uma queixa contra ah escola que tratou o caso de bullying com descaso , então os agressores foram punidos e a vitima (Patrick ) mudou de escola. E na nova escola se deu bem e fez novos amigos
Naiara Almeida de Oliveira Nº27 8ªB
Entrevistei uma menina, que prefere não se identificar !
ResponderExcluirL.P.A , relata ter sofrido bullying por ter o cabelo muito crespo, a cor escura e uma baixa renda financeira.
A garota nunca teve muitos amigos, sempre foi excluida e zuada pela sua classe inteira!E de pra acreditar que até seus pais a zuavam? mesmo por brincadeira!
Esta menina chorava noites e noites, mas não contava o seu problema a ninguém!
Então, diz ter conhecido uma amiga com a mesma aparencia que ela! Teve uma enorme amizade e passou a ir a igreja, na igreja, conheceu pessoas que realmente olham como você é por dentro, e então ela é feliz, como é! E o melhor, não precisa de exemplos mundanos para alegrias passageiras. É feliz com Jesus e bons exemplos.
Ingryd Carolyne 8°A n°17
Eu entrevistei duas pessoas da minha rua ambas ja sofreram e ja fizeram Bullying mais irei falar so de uma delas.
ResponderExcluirO K.G(nao falarei o nome dele)K.G ja sofreu bullying pelo fato de ser gordo os"amigos"de escola suava com ele chamando ele de farias coisa como:bolinho de queijo;jabulani;bolotinha;quindim,gordão;etc.
Ele também falo que para não precisar se matar ou se alto mutila,ele falo para os pais dele,mais como quase todos os pais eles não acreditaram,e ele sempre acabava guardando os detales mais fortes fra si mesmo.
K.G falo ainda que 1 ano depois ele perdeu 20 quilos sendo que ele tinha 95 ai ele deu a volta por cima.Esta fazendo academia e ficando realmente bonito,então foi ai que ele começou a fazer bullying também,mais hoje diz que se arrepende e viu que fez erado e ja se redimiu teve coragem e pediu desculpas
Nome:Myllena Pereira Campos N°29 8°C