Compartilhe

Support Us

26 maio 2015

Atividade 3º anos 2º Bimestre

SÓ SERÃO ACEITAS POSTAGENS ATÉ O DIA 15/06 ÀS 23:59.
Siga as orientações para realizar a atividade :

1. Nos comentários relacionados a esta postagem, insira logo no início teu nome completo, série e número de chamada.

2. Você deve assistir ao vídeo do programa Provocações com Mario Chamie.
Clique neste link para ver ao vídeo: Programa Provocações com Mario Chamie

3. Comente sobre a resposta de Mario Chamie.

4. Qual seria a tua resposta à pergunta feita por Antonio Abujamra ( o entrevistador) à Mario Chamie.

49 comentários:

  1. Nome: Rodrigo Guilhermette Duda N°: 34 Série: 3°C

    Previsto o ano da entrevista, vemos que não houve muita mudança desde aquela época.
    A forma na qual Mario Chamie se expressou, demonstra o quando a educação e a cultura estão perdidas, na onde eu, concordo plenamente em sua opinião. Uma frase dita que me chamou a atenção foi à educação no Brasil é uma desgraça, e é uma desgraça que tem "dada de início" e parece que pode ter "dada de inicialização plena da desgraça". Isso demonstra que vem de um meio histórico, na qual podíamos ter feito alguma coisa, mas não fizemos. Outra parte importantíssima é sobre a cultura e a deseducação dela, ele puxou um grande ponto de vista, que tudo em uma sociedade é base da "educação", sem ela não teríamos a saúde, a cidadania, a política, entre outros.
    Para mim, a cultura e a educação podem ter solução, ao mesmo tempo em que nossa geração não tem mais solução. Temos um pensamento já montado sobre a sociedade e mesmo com grandes investimentos, principalmente na educação, não teríamos mudanças ou seriam muito poucas. Então já que não podemos mudar nossa geração atual, por que não investir na próxima? Para que possam mudar essa cara do Brasil, de gente burra e alienada, um investimento massivo na educação, incluindo mudanças na forma de repassar o conhecimento e na cultura, criariam jovens intelectuais que mais para frente causariam uma mudança social, na onde acho que seria positivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo acredito que esperar a próxima geração pode ser tarde.. reflita sobre isso... talvez haja na tua geração a mesma possibilidade.

      Excluir
    2. Após refletir sobre o que escrevi e com a pesquisa que fiz, adquiri um novo conceito à ideia da geração atual. Analisando uma pesquisa feita em 27 países sobre jovens de hoje, consegui identificar o ponto forte que é essa geração, na onde diz: “... os jovens de hoje apostam no poder da tecnologia, acreditam que podem fazer a diferença e são otimistas”. Quer dizer, que é uma geração revolucionária, podendo mudar o futuro com vontade e persistência.
      Continuando a pesquisa pelo site ISTOÉ, vi uma reportagem sobre uma jovem estudante catarinense que criou na rede social Facebook, um Diário de Classe onde mostrava a visão dos alunos sobre a escola pública, sendo uma referência hoje em dia para empresários, educadores e gestores públicos. Se seguíssemos o exemplo dessa estudante, cada aluno desse sua opinião sobre a escola atual e ainda fazendo girar essas ideias pelas redes sociais, conseguindo cada vez mais pessoas para argumentar, não só alunos, mas pessoas que gostariam de ajudar a melhorar e tenham uma ideia do ensino público, isso mudaria a visão da escola atual, podendo num futuro não tão distante melhorar.
      A geração atual, após refletir muito e pesquisar, pode sim mudar o futuro, como a proposta que passei, se cada um de nós opinasse sobre aquilo que o ensino público tem a oferecer e poderia melhorar, criaríamos um foco em que o governo, iria intervir já que nos somos a maioria, e como a maioria nos temos o poder de mudar.

      Excluir
    3. Rodrigooo escreva sempre teu nome nas postagens, mesmo as respostas.. Para ampliar tua visão pesquise sobre os dois lados da moeda, o bom e o ruim da educação e dos jovens de hoje, poste aqui algum parecer ok?. Abraço. Prof.

      Excluir
    4. Rodrigo G. Duda N°: 34 3°C

      Olhando para antigamente vemos que os alunos não tinham a informação que encontramos hoje em dia pelos veículos de informação e a internet, por exemplo. Mesmo assim a maioria se esforçava para ser algo na vida e conseguiam, sendo que as escolas não eram iguais hoje, bem rígidas e só estudavam nas escolas públicas quem se interessava de verdade pelos estudos.
      Hoje em dia a educação oferecida à juventude brasileira não apresenta uma perspectiva de futuro para os jovens que ingressam na vida adulta. A falta de investimentos atrapalha a formação de profissionais, devido à precariedade de ensino.
      “O futuro da juventude depende da educação que irão receber, pois influencia as decisões que serão tomadas. É o caminho para tirar pessoas das ruas, ter profissionais qualificados e melhorar a condição socioeconômica da população brasileira.”
      Com essa falta de investimento, causa pra juventude contemporânea uma falta de interesse fazendo com que só 37,9% dos jovens brasileiros de 19 anos concluam o ensino médio (pesquisa feita pelo movimento Todos Pela Educação) e outra pesquisa interessante trás que 95% dos jovens de 7 a 14 anos se matriculam no ensino fundamental, mas apenas 48,2% dos jovens entre 15 e 17 anos entram no ensino médio. Então à culpa não é só do jovem ou da escola, e sim de ambos, para isso é necessário que os jovens façam que sua voz seja ouvida para assim ver se o governo se toque e pare se investir naquilo que não tem necessidade e melhore o ensino que deveria ser bem melhor.

      Excluir
  2. Nome: Gabriel Oliveira Molina n°14 3°C
    Ele tem toda razão, porque a educação realmente ta uma merda, do ano que esse vídeo foi gravado a educação já era uma merda, daqueles tempos até hoje não melhorou nada, só tem piorado a cada dia, por que a estrutura do pais tem que ser a educação, são nas escolas que começam tudo, são das escolas que saem os médicos, os engenheiros e etc, sem a escola não vai existir mais nada disso ai sim a cultura e a educação já era.
    O governo não investe em educação, por que eles querem o povo seja burro, porque a partir do momento que as pessoas pararem pra pensar, elas vão eleger pessoas certas para governar o país e não qualquer pessoa que tem status, as escolas hoje em dia são de qualquer jeito, os alunos já não tem interesse em estudar e ainda pra piorar a escola é uma merda, a educação e a cultura pode sim melhorar se a nossa geração colocar pessoas certas no poder, que possam melhorar as futuras gerações que estar por vim, mais se continuar assim, só vai piorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ampliando o vocabulário: para cada palavra MERDA escrita, escreva aqui outra de igual significado... Ainda que o Governo não invista em educação, num mundo globalizado como o que estamos vivendo, cheio de internet e possibilidades, por que as coisas não melhoram então? Qual a tua opinião?

      Excluir
  3. Thamiles Dos Santos Almeida, nº40, 3ºC

    Mario Chamie, esta totalmente certo. Pelo que se nota no documentário, ele é bem antigo, e a educação na época já se era péssima, e ela não mudou nada. A educação se tornou banal, ela simplesmente foi deixada para trás, mesmo sabendo que é o bem mais importante.

    A educação esta cada vez pior, ninguém mais se importa, em se formar alguém na vida. Estamos sendo alienados, cada vez mas a pensar que a educação não significa nada. É isso que a politica mas quer, pessoas burras para que eles continuem no poder. E se continuarmos assim, a nossa próxima geração tende a piorar. Precisamos, pensar em mudar, se esforçar e melhorar nossa cabeça, para que possamos estudar de verdade... Para mudar, nosso políticos, e mudar também nossa educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiles! Faço a mesma pergunta que fiz ao comentário anterior, do Gabriel.Dê uma olhada e responda-me.

      Excluir
    2. Thamiles

      Na verdade, se fossemos pensar por esse lado, tirariamos a conclusão de que a população já não quer saber de nada, estão totalmente alienados a pensar que a educação não é importante.
      Em um mundo onde podemos obter mais conhecimento através da internet.... E temos tantas possibilidades para se tornar-mos alguém.
      Mas o que acontece é, que nos usamos a internet para tudo, menos para extrair coisas boas e educativas. Passmos horas e horas, fazendo coisas inuteis , mas não pegamos um livro pra ler, não procuramos conhecimentos à mais...
      Então, em certa parte o governo é errado, pois devia investir em educação. Mas também nós estamos acomodados demais com isso, e não se importamos, em querer ou fazer algo melhor.

      Excluir
  4. Nome: Beatriz de Fatima Lima N:04 3C

    Concordo em partes com o Mario, quando ele diz que a educação é uma desgraça, realmente é, mas quando diz também que tem hora pra acabar, nisso eu não concordo, pois é como nós fechássemos os olhos pra educação, sim a educação no Brasil é péssima, não há investimentos algum nela, mas isso pode mudar sim, e pode começar pelos alunos , toda revolução se começa de dentro. Quando um aluno sugere uma aula diferente,ele ta fazendo o seu meio de mudar a educação, por mais que pequeno que seja, é uma forma de se inovar. A escola não é só o professor, é o contato do Aluno com o professor , sempre há um professor que marcou presença na sua forma de ensinar , e justamente a forma de ensinar já é um meio de se mudar a educação. Ela muda quando nos entendemos que só vamos alcançar o nosso objetivo, vencer na vida pela educação, ela sempre será o melhor caminho. E a luta pela educação, é muito bem representada por professores, que saem protestando dando a sua vida, porque quase sempre tem a repressão da polícia, e isso não é uma guerra pela educação, é uma luta, porque guerra tem hora pra acabar , luta é por uma vida inteira.
    A educação só vai mudar quando se mudar o método de ensino , mas principalmente quando nós mudarmos, porque não adianta esperar do poder público, se nós não nos mudamos de fato. Num mundo tão globalizado , a verdade é que as pessoas se importam cada vez menos com a educação. Então , mudar vem do querer, e do fazer, não adianta reclamar se nas aulas os alunos dormem, é preciso no mínimo força de vontade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, será que mudaria mesmo alguma coisa apenas aulas diferenciadas? Não será apenas mais uma desculpa pra não fazer o certo?

      Excluir
  5. Nathália Veiga Naves nº 27 3 ºC

    Concordo plenamente , não tem nem como discorda de uma resposta dessa !, ele disse isso a 5 anos atrás e parece que não houve diferença nenhum , ou melhor não houve diferença ! , quando ele diz que a educação é uma desgraça , temos que interpretar que .. a educação que a nós é dada , sim , ela é uma desgraça , mais a educação quando a temos de modo correto , ela é uma dadiva , tudo ocorre através da educação .
    Minha resposta seria : Talvez haja solução para nossa educação , quando nós que vivemos numa mesma nação, começarmos a agir com uma nação ,teremos uma extraordinária mudança, porque na verdade parece que nós somos um povo diferente do outro , é como os que moram em São Paulo fossem de outro planeta para os do Nordeste do país; ao invés de termos pessoas competentes e de confiança la no senado , temos pessoas totalmente desconhecidas roubando nossos dinheiros , ta , eu sei bem , que a culpa deles estarem la , é nossa, somos uma nação que vê a desgraça e se conforma , é como o ditado , o pior cego é aquele que não quer ver. A educação tem que partir de nós e não daqueles que podem e não fazer nada , ta certo que o ensino poderia ser melhor , mais vamos começar por nós , nos dedicando a melhorar ,fazer e ser , a solução vai ser cada um fazer sua parte ; é incrível o quanto somos igual a Israel , tem tudo mas só reclamamos e não movemos um dedo pra mudar , se formos ver , nós temos tudo sim , só não sabemos como usar , temos o poder de revolucionar e não fazemos isso , fazemos protesto e destruirmos o ambiente em que vivemos ! , isso não é revolução , isso é rebelião , a solução tem que partir de nós .

    ResponderExcluir
  6. Eduarda n°7 3°C

    Concordo com o ex ministro, pois até então nada mudou, por ao contrário piorou, de 5 anos até hoje em dia os alunos só perdem o interesse de estudar! Talvez se tivessem resolvido esse problema antes, não teriamos tanto prejuizo, basta nós pais da próxima geração ensinar aos nossos filhos a ter amor pela educação, e cabe a nós a escolher melhor os próximos politicos que governará nosso país. Do jeito que estamos, mais para o futuro não teremos profissões no país, pois sem interesse nos estudos, não tem como ser alguém na vida! Se os nossos governantes investisse mais na educação, talvez não teria tantos menores infratores, tantos jovens sendo presos ou mortos por besteria, por achar que roubar é mais fácil do que trabalhar!
    Eles precisam abrir os olhos para que nós jovens somos o futuro dessa nação, e que precisamos de atenção, se investissem em nós, se desse chance a tantos jovens talentosos que só precisam de uma ajuda, o Brasil não estaria nessa situação.
    Minha resposta: Salvação pra esse problema existe, pois se todos se moverem pra resolver vai acontecer, se todos se ajuntarem para lutar por uma educação melhor, conseguiremos, não é só em uma escola, é em país inteiro, se todos se mexerem em algum lugar do país conseguiremos, se todos ligassem menos para o time que ta perdendo e olhasse mais para os jovens que precisa de uma escola, de educação, essa situação muda, é um país e não uma pessoa, afinal, fé move montanhas. Se todos se ajuntarem, tem jeito sim.

    ResponderExcluir
  7. Rita Mergulhão Ferreira Nº32 Série 3ºC

    Concordo com a resposta de Mario, pois a educação e a que mais precisa de atenção, a precisa de mais investimento, já que é a base de tudo, afinal para ser e ter um bom enfermeiro, medico, empresario, professor, até mesmo presidente, governador entre outras profissões que constitui um país, precisa-se de educação, precisa-se basicamente ler e escrever, coisas que nos dias atuais crianças da 8º série não sabem, mas não que seja culpa do professor, já que quem faz a escola e o aluno, mas que as vezes e a própria falta de interesse de aprender das pessoas que atrapalha na educação, mas não perdendo o foco; Mario cita claramente que a educação vem sendo uma desgraça já a muito tempo, desde da época da Ditadura Militar, que em base seguiam uma ideologia e não podiam ser diferente daquilo que mandavam, sendo torturados aqueles que pensavam diferente, ou seja, as pessoas tinham que "usar" cabresto para ter uma boa educação e todos tinham que pensar igual, coisa que acho que atualmente não mudou muito, a única diferença e que não apanhamos, mas continuamos usando cabresto.
    Mas achei interessante quando Mario se expressa que educação e como religião. Um exemplo simples, não desistimos da vida quando nossos pais morrem, e um acontecimento inesperado que nos pega de surpresa, mas que a vida tem que continuar e não e só porque acontece isso que perdemos a fé, a mesma coisa com a educação, não podemos deixar ela de lado por circunstancias de momento, ela é "sagrada" já que é a base de tudo.

    Creio que a cultura e educação pode sim ter uma solução, talvez não nessa geração, mas numa geração futura, mesmo que com o passar do tempo aparenta estar piorando, ou mesmo nessa geração, basta o coletivo pensar e fazer diferente.
    E como Mario Chamie se expressou, que a " educação no Brasil e uma desgraça que tem data de inicio e que pode parecer ter dada de inicialização plena da desgraça", já que se tem data de inicio para desgraça, porque não mudar o contexto disso? Ter inicio para uma evolução, já que somos uma geração que temos tantos meios tecnológicos mas que não utilizamos da maneira certa, uma geração que infelizmente não se expressa, uma geração que mesmo rica em tecnologia e burra em sabedoria, deixando com que as forças ideológicas dos grupos dominantes faça com agente o que quiserem , como marionetes, sabendo que vamos continuar parados e acreditando em tudo que eles falam ou prometem para nos, que à anos estão no poder, mas que não percebemos que com o passar do tempo está piorando de vez melhorando, e continuamos a votar e acreditar em tudo que nos falam.
    Está chegando numa precariedade que agora aluno ameaça professor, até mesmo dentro da sala de aula, chegando a filmar e colocar na internet "abusando" de uma professora, achando graça em tudo isso E pra isso que serve a tecnologia no país, para ficarem zombando e curtindo tudo aquilo que não presta? Será mesmo que teremos que voltar com a palmatoria? Porque e só apanhando que o brasileiro faz alguma coisa....

    ResponderExcluir
  8. Nome: Sulamita Alves Santana N°37 3°C

    "A EDUCAÇÃO no Brasil é uma desgraça " palavras ditas por o Ex secretário de cultura de São Paulo, Mário Chamie. Palavras tolas ou sábias ? Concordo plenamente com ele. Realmente a educação no Brasil é uma desgraça, e isso não é de agora. Porque 15 anos se passaram des que o video foi feito e nada mudou. Nós brasileiros só sabemos falar,falar e falar. Porque não paramos um pouco de falar e praticar o que falamos? Será que é mais fácil criticar do que mudar? Como queremos que nossa Cultura e Educação mude sendo que não fazemos nada a respeito.
    Anos se passaram é nada feito. Vamos parar de criticar e fazer, se a educação da nossa Pátria é uma desgraça isso nada mais é que culpa nossa, em todos os sentidos. Vivemos em um país onde temos o direito de fazer tudo em qualquer aspecto, mas não fazemos nada. Porque nós só sabemos apontar os erros fazer o que é bom nada.
    Queremos mudanças? educação? cultura? Vamos então parar de falar é fazer. Sim há esperança para a nossa nação. Que tal começarmos hoje uma mudança? Não é só nas grandes autoridades que vem a mudança e sim de cada cidadão. Mude! mas mude pra melhor e não para pior. Talvez ainda ha esperança. Chega de falsos atalhos que só nos desviam do caminho. Que tal subsistir o jeitinho brasileiro pelo certo de fazer as coisas?
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  9. Isabella Martins
    3ºC Nº18

    Depois de tantos anos, a opinião do poeta é bastante real ao que vivemos hoje,pois o país não estimularam o desenvolvimento da educação, assim, tornando sempre o povo alienado, ou seja, sem uma educação de qualidade não se pode exigir outros serviços também de qualidade. E é por isso que ele coloca a frase "Se melhorar estraga". Estraga pra eles, que terão que além de ter que investir na educação, terão que investir na saúde, segurança, entre outros.
    Deveríamos aproveitar melhor esse pouco de educação que temos nas escolas, e não se tornar um ser ignorante e alienado.Dessa forma, acredito sim que aos poucos teremos uma mudança na educação, e não teremos mais desculpas de que o governo não impõe escolas melhores, pois nós fazemos a escola ser a melhor.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Aline Pereira da Silva N°01 3°D

    Concordo com o poeta, pois a "deseducação" é um dos problemas sociais mais comuns nos dias hoje, pois muitas pessoas são alienadas e influênciadas pela mídia e por políticos, se acomodam com qualquer situação e não reinvidicam seus direitos.
    É totalmente inadmissível que um governo invista milhões em estádios e ciclovias para a Copa do Mundo, mas não invista em educação.
    Dessa forma, é impossivel que haja melhores condições de vida, pois como o próprio Mário disse "parece que tem até data de realização plena", pois enquanto não houver pessoas preocupadas em lutar por melhores condições na educação e políticos comprometidos a investir no âmbito educacional, será sempre essa desgraça, formando gerações cada vez mais carente em conhecimento e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  11. Nathalia Jesus Da Silva N°26 3°C
    Concordo com resposta de Mario, Pois a edução do Brasil é uma desgraça, e ninguém faz nada para mudar essa situação.
    Primeiramente, os políticos devem deixar de pensar que a ignorância do povo é uma coisa boa. Porem é uma maneira de enganar o povo. É preciso parar com a palhaçada de que ninguém mais repete em escola pública. precisamos de políticos decentes, que parem de desviar o dinheiro de nossas escolas. Para assim termos uma melhor infraestrutura, e podermos pagar melhores salario para os nossos professores, e dessa forma acabaríamos com as greves e teríamos um ensino melhor.
    porém existe um grande problema que é a falta de condições que muitas famílias encontram para manter os filhos nas escolas. Famílias que não têm nem o que comer não sabem nem o que significa a palavra escola. Desta forma, é necessário que haja uma melhor distribuição de renda, aí sim haveria melhorias na educação no Brasil, pois com a barriga cheia ficaria mais fácil para os menos privilegiados pensar na palavra escola e entender o seu significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, há ajudas demais do governo em relação ao fato da barriga cheia como você citou, mas será que n]ao é apenas mais uma desculpa, até onde o assistencialismo ajuda?

      Excluir
  12. Nome: Viviane Silva maia N°:40 Serie: 3D
    O Brasil é um pais onde não há ética e sem moralidade.. Acredito que antes de mais nada não haverá uma educação de qualidade se não começar pelo laço fundamental "Pais e filhos." nós precisamos pensa bem a respeito de escolher um bom politico porque a educação vem também através deles.. Pois a nossa sociedade há muitos corruptos pois só assim podemos dizer que o nosso país é melhor. Muito bom a resposta que Mario charmie deu a respeito da cultura e educação. Na entrevista vemos que de lá pra cá não houve mudança. Notei quando ele disse que tudo em uma sociedade é a base da educação e sem ela a gente não teríamos a saúde, a cidadania, a politica, etc.. Concordo em tudo que ele falou pois pra mim, a cultura e a educação devia haver uma solução. Nos fazemos parte dessa sociedade precisamos mudar investir na educação fazer conhecimentos.. Pois o Brasil precisa mudar temos que agir não adianta só falar e falar se nada muda.

    ResponderExcluir
  13. Victor Nº38 3ºD

    Concordo com a resposta de Mario Chamie, pois o que ele diz não sai nem um pouco da realidade de nossa Nação o que é mas importante o que é de momento, então se não é interessante nesse momento pra que correr atras pra que lutar pela Educação se não é importante. Nos como parte de uma nação devíamos lutar mas pela educação e pela saúde, no meu modo de pensar quem deve correr atras somos nos por uma educação digna, pois se nos não lutarmos quem vai lutar por nos ? Então vamos para de aceitar a desgraça e começar a lutar pelo certo pois vemos pessoas de 60 anos de idade sem ainda saber ler e escrever, devemos educar, ensinar e encaminhar os nossos próximos para um caminho que fara que eles também abrira os olhos para a sociedade e ver pelo que devermos lutar e pelos nossos direitos de cidadão então vamos nos conscientizar e para de querer tudo do mas fácil e lutar pelo melhor para ver nossa nação caminhando para frente e ver o futuro do mas próximos a nos se desenvolver e podemos ver uma nação digna onde quem não tem educação , não escolher uma saída mas fácil como roubar dos outro pra poder ter algo que quer.
    Essa minha opinião referente a pergunta espero que me aponte os erros e me mostre no que estou errado Grato!

    ResponderExcluir
  14. NOME :Lucas Faustino Queiroz 3°D N° 19
    Concordo plenamente com comentário do Mario, a educação vai de mal a pior no brasil hoje em dia cada vez vem degredindo, mais ainda tive uma experiencia esses dias. olhei uma pessoa por muito tempo pensando ''tipo sera ja vi ele em algum lugar ou sera foi amigo de infãncia''. Automaticamente pessoa começou a falar em girias como muitas provocações ao meu respeito, fiquei muito chateado por que conhecia mesmo pessoa cresceu comigo um dos exemplos também são: nas escola quando um professor esta explicando matéria ficam colocando musicas imorais para atrapalhar o rasiocinío do professor por isso acho que a educação vai de mau a pior na minha opinião a educação pode mudar sim só basta cada um fazer sua parte por que educação vem de berço
    boa noite

    ResponderExcluir
  15. Gabriel de Ornelas Otavio Nº13, 3ºC

    A forma como o poeta Mario Chamie se expressa na entrevista, é totalmente provocativa, mas por uma boa causa, para tentar conscientizar as pessoas do estado deplorável que se encontrava e ainda se encontra a educação brasileira, em que não se é investido corretamente nela, que é a base praticamente para tudo que compõe a sociedade em geral e acaba gerando uma sociedade cada vez pior, tanto que ele ironiza dizendo que já pode ter até data para a desgraça completa, que não vejo muito diferente do que se está iniciando agora, em que as pessoas não ligam em estudar, e as que ligam muitas vezes se perdem nesse ponto. Eu concordo com a opinião do poeta porem, hoje em dia o que está pegando mesmo é a falta de interesse das pessoas em estudar, as pessoas não querem estudar, talvez por que não vejam ou não queiram ver um objetivo em o por que estudar, até por que temos a internet hoje em dia, e essa em especial é uma fonte infinita de conhecimento, basta querer.

    Respondendo a pergunta feita pelo entrevistador Antonio Abujamra, “há solução na educação e na cultura brasileira?”, talvez ainda tenha, nada se está perdido, mas da forma que se está levando isso apenas “empurrando pela barriga” e dai para pior, hoje em dia quase ninguém liga em estudar e nem motivos para apreciar e exercer sua cultura, pois talvez apenas não veja um motivo claro para isso, talvez seja por que o governo queira que pensemos assim, mas de fato estamos “entrando em uma fossa” e cada vez mais fica difícil de ver o povo brasileiro lutando por uma melhora. Uma possível solução para isso seria uma melhor educação ética e moral para a nova geração que possivelmente enquanto cresce pode buscar se empenhar mais em estudar, pois se for para depender do governo apenas esqueça e continue mais um entre os alienados e manipulados.

    ResponderExcluir
  16. NOME: Paula Martins de Oliveira 3°D N° 32

    Quando Mário diz que a deseducação foi o maior crime cometido na cultura brasileira, não há como eu discordar. A educação devia ser o forte do país, um dos mais belos e ricos, porém infelizmente corrupto e não adepto á uma educação de qualidade.
    Há 15 anos atrás já estava ruim, como ele menciona, porém agora posso dizer que melhorou em relação à uma dezena atrás. Hoje os alunos tem mais benefícios, ou melhor, oportunidades, tais como bolsas de estudo e programas e projetos do Governo entre escola+mundo do trabalho, por exemplo. É uma pena que não são todos os alunos que tem interesse em desfrutar de tais chances como essas, talvez pela influência do não interesse que a sociedade impõe sobre si mesma.
    Músicas e programas, a mídia em geral, que remete á violência e coisas do tipo, muitos alunos não buscam pela educação escolar por causa da mídia.
    Para que o Brasil melhore na educação, deve mudar muita coisa, e demorará muito tempo para isso. Não só o Governo, mas também o Povo deve contribuir para uma educação 100% de qualidade, mostrando o que é o certo e o que não é para as crianças ainda dentro de casa, motivá-los com determinados programas sociais cujo possam interessá-los.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Carlos Henrique 3ºD Nº 3
    Mario Chamie esta correto, tanto como no modelo dos militares ou da democracia não funciona. Arrebenta a nação e só que convém na democracia.
    Se convém para o modelo da democracia esta ótimo a tendência é só piorar.
    A educção tem que ser mais objetiva, para atingir uma evolução mais consistente na formação de uma nação, mais consciente para lutar pelos seus direitos de melhoria.
    Todo sistema da nossa sociedade, assim atingindo todas as classe sociais.
    Tendo uma evolução social no pais equilibrando todas as classes.

    ResponderExcluir
  18. Marcos Vinicius Pereira da Silva n°22 3°c
    Concordo com a opinião dele em relação a educação e acho muito interessante quando ele fala que a educação é uma desgraça, e realmente ela é uma desgraça, mais na minha opinião ela é uma desgraça por conta de duas coisas, Primeiro: O Governo, ele não investe na educação brasileira porque eles querem que a nação seja "burra" porque uma nação sem educação não vai conseguir ver os erros que o governo comete contra o povo, Eles não estão nem ai se o aluno aprendeu ou não, pra eles isso é maravilhoso porque conseguiram novamente criar mais uma pessoa que não vai discordar do governo. Eles tentam colocar uma ideia em nossas cabeças que está tudo bem, e que não há nada errado com a educação e a cultura, e infelizmente eles conseguiram fazer isso.
    E a segunda coisa é o povo, nós só falamos, gritamos, fazemos barulho, mais não agimos como deveriamos agir, e quando surgem pessoas dispostas a agirem, o governo consegue fazer com o que essas pessoas sejam vistas como erradas.
    Eu creio que a educação pode mudar, mais para isso acontecer é preciso que o governo invista mais na educação e na cultura, é preciso que eles tenham mais amor pelo Brasil, é preciso que eles ouçam a população, é preciso que eles mudem o modo de pensar deles, é preciso que eles também ajudem mais os professores em relação ao salario, porque os professores são as pessoas que vão auxiliar os alunos a buscarem o conhecimento e sem falar que essa profissão é a mais importante na minha opinião, porque a partir dela se formam as outras profissões e se nós também nos esforçarmos a aprender e a mudar a educação no Brasil, a educação co certeza vai melhorar


    ResponderExcluir
  19. Nome: Natalia Aparecida Da Silva N° 29 3°D

    Concordo com Mario Chamie, pois no Brasil a educação está sendo jogada de lado, como se ela não fosse importante as pessoas estão cada vez mais perdendo seu conhecimento pois estão sendo de algum modo manipuladas por governantes e pela mídia pois somos tão inúteis que não percebemos que eles querem acabar com o resto do conhecimento que ainda nos resta para ser mais fácil de nos manipular, pois para eles somos apenas Marionetes. Não temos capacidades de lutar pelos nossos direitos. Na minha opinião para mudar essa péssima educação temos que começar por nós cidadãos hipócritas que sempre colocamos a culpa em '' governantes'' e na ''mídia" e escondemos o nosso erro, pois vemos em escolas públicas pessoas vandalas sem respeito algum, pelos professores e colegas que vão apenas para '' zuar '' e acabam por dificultar as outras pessoas que vão para escola com o intuito de estudar. Também precisamos de políticos mais comprometidos que invistão mais na nossa educação. Enquanto não houver essas melhorias a educação vai continuar essa ''DESGRAÇA'' como diz o Poeta Mario Chamie, depende de nós cidadão ter o comprometimento pra que haja mudanças no âmbito educacional... Essa é minha opinião espero que goste ;)

    ResponderExcluir
  20. NOME:Matheus Vinicius Nº44 3ºC


    No ano da entrevista , não teve mudança desde então , Mario chamie fala de um jeito que a cultura e a educação não tem um significado.
    A cultura e a educação pode ser mudada sim , de um jeito diferente mas de pouco em pouco isso pode ir acontecendo no nosso dia a dia , e muitos acham que a cultura e a educação não tem com ser mudada.

    ResponderExcluir
  21. Nome: Gabriel Barbosa Das Neves. Nº 12 3ºC
    O que o Mario afirma é verdade, a educação está de mal a pior, afinal quantos jovens hoje que vão a escola valorizam os estudos que tens em sala de aula? Realmente são poucos, nossas escolas não são as melhores e mesmo assim a maioria não sabe dar valora esse pouco que tem. Os jovens de hoje acham que a escola é algo fútil, porquê se você entrar em uma sala de aula poderá ver quantos alunos prestam atenção nas explicações dos professores, ou quantos estão com cadernos abertos prontos para fazerem anotação ou copiar a lição ou os trabalhos que são passados pelo professor. Os pais deveriam muitas vezes incentivar os jovens a respeitar o lugar do professor em sala, que eles são as autoridades ali, porque muitos deles não sabem qual é o significado de respeito e como se deve ser valorizado.
    Hoje não se houve muito dizer que os jovens são o futuro da nação, afinal muitos deles estão atrapalhando seu desenvolvimento, se somos a esperança para um futuro melhor, porque poucos conseguem fazer isso? Qual as medidas que devem ser tomadas? O que devemos fazer ? O primeiro passo é o aprendizado, afinal com eles saberemos o que devemos fazer, com qual partido começar, qual as mudanças relacionadas aos problema do país devemos alterar. "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los. " - Dumbledore.
    Com elas podemos fazer a maior diferença, não podemos nos tornar mente fechadas, pequenas idéias podem fazer total mudança em um geral, só basta agir!
    “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.” - Albert Einstein .

    ResponderExcluir
  22. Nome:Silas Rodrigues Gonçalves N°36 3°C

    No meu ponto de vista o que ele disse está correto tanto para os tempos de hoje quanto a quinze anos atrás, quando gravada essa matéria para o programa “Provocações”.
    No trecho "A educação no Brasil é uma desgraça" dito por Mario Chamie, a palavra desgraça é um tanto quanto pesada, mas que expressa bem o que a nossa educação brasileira está sofrendo hoje, escolas caindo aos pedaços, faltando merendas, sem lousas, professores ganhando merrecas de salários, alunos agredindo professores, e até mesmo com uma falta enorme de professores, etc. TOTALMENTE SUCATEADAS.
    Na época dessa reportagem, não era tão péssima quanto hoje, mas já estava caminhado para uma situação um tanto quanto pior.
    Você acha que tem solução a cultura e a educação no Brasil?
    Acho que sim, não vai ser algo instantâneo, vai demorar muito, mas um dia chegamos lá, com uma educação bem estruturada, esse dia pode demorar anos e até décadas para chegar, mas basta o governo tomar consciência de que a educação e cultura que o brasileiro está recebendo hoje pode ser muito mais prejudicial do que já foi, pois sem educação não há médicos, não há banqueiros, não há professores, a educação é a base para qualquer democracia que exista no mundo, pois sem ela é impossível suportar um país ou suportar uma população, até mesmo aquele político que roubou milhares da próprio pátria que se diz “educadora”, um dia teve de passar por uma educação similar ou igual a que recebemos hoje, basta a população ir atrás e o governantes tomarem consciência pois quanto mais rápido começarem a reforma na educação brasileira, menos estragos causaram, a educação é algo primordial para o país pois sem ela não gera impostos para melhorar outras áreas, então no meu ponto de vista é algo que precisa ser reformado urgente, algo de muita preocupação, por conta desse descaso, temos escolas sucateadas, policiais despreparados e o pior de tudo hospitais sucateadas, algo essencial para qualquer democracia.
    Eu vejo a escola, como se fosse uma cadeia alimentar sem a planta não se terá o herbívoro e sem o herbívoro não terá como alimentar o carnívoro.
    Sem a educação básica e essencial, não se terá o Médico, e sem medico não terá uma população saudável, assim impedindo de gerar impostos para o governo, para melhorar a educação, assim se formando um ciclo infinito de destruições em nosso belo país.

    ResponderExcluir
  23. Joyce Alves dos Santos n° 15 3°D

    Concordo com a resposta de Mario Chamie. A educação no Brasil esta tão ruim que nem temos previsão de quando vai melhorar, ou se vai melhorar um dia. E isso é prejudicial para a sociedade, como vamos dar continuidade as gerações se continuar assim? Hoje em dia nem sabemos mais o que é certo ou o que é errado. Errar, prejudicar o próximo, cair sempre nas mesmas promessas que nos é imposta, já virou um habito.
    Minha resposta seria: Teria solução se a população se juntasse e começasse a buscar pelo certo. Não coloco a culpa só no governo que nos separa, tive a oportunidade de reconhecer que sempre estamos procurando culpados para justificar os erros que encontramos em várias áreas da sociedade, mas a família, de uma forma geral, também tem sua parcela de culpa nisso, cresci ouvindo que a educação mais importante vem de casa, mais hoje em dia podemos ver que os pais de hoje estão recriminando as escola pelas atitudes má de seus filhos.
    Além de termos uma "deseducação" muito grande em nosso pais, também temos o problema da analfabetização política muito grande, como já comentei,existe pessoas que estão caindo nas mesma promessas, que nunca são cumpridas, a cada ano, e isso ajuda a aumentar , não só a falta de edução, mais também a falta de cultura. Podemos ver no mercado de trabalho uma grande quantidade de pessoas desempregadas por não terem uma formação de, pelo menos, o ensino médio. Se não tem isso como adquira cultura, para ao menos saber história do país? Bom na minha opinião é isso, nós dessa geração temos que mudar e começar correr atras destes prejuízos, se quisermos um pais com um futuro melhor para as próximas gerações, o país tem que se unir e mostrar que podemos sim mudar a história do nosso Brasil e acharmos uma solução para este enorme problema, e que em um futuro bem próximo, podermos viver do nosso próprio trabalho sem depender de terceiros e enfim ser uma nação digna pelo menos de elogios.
    Espero ter alcançado o objetivo da atividade, e se não, por favor me mostre onde errei.

    ResponderExcluir
  24. Tainara Viana dos Santos 3ºD Nº36

    Concordo com os comentários de Mário Chamie, realmente a cultura e educação no Brasil vai cada dia de mal a pior e acredito eu que a tendencia é piorar, já que não temos um bom Governo no nosso País.
    A educação é um dos mecanismos mais eficazes para a concretização de um desenvolvimento social, cultural, tecnológico, econômico e político, propiciando um grande teor de igualdade, talvez, seja por isso que os investimentos nesse setor são tão ínfimos, esse é o tal crime da Deseducação. Sendo assim a Educação acaba sendo essa Desgraça que vemos no dia a dia. Outro ponto de vista bem interessante sobre a opinião do Mario é que a "Educação tem que ser sagrada", concordo plenamente, temos que levar esse fator mais adiante, pois sabemos que outras gerações viram, e as coisas não podem continuar da forma que esta, basta cada um fazer sua parte para uma Educação melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você entende de Educação Sagrada? O que seria isso?

      Excluir
  25. Nome: Gabrielly R. Chagas nº: 15 série: 3ºC

    É possível observar a resposta de Chamie de vários lados, mas o que mais me chamou atenção, foi ver que alguém à 15 anos atrás respondeu com tanta precisão a situação deplorável que vivemos na educação nos dias de hoje.
    Culpa do governo? Sim, pois é nítido a falta de interesse com um assunto que deveria ser prioridade, mas como podemos observar, as prioridades dos nossos governantes parecem ser bem diferentes das nossas. Nos querem ignorantes, querem nos envolver no atual "pão e circo", onde somos distraídos com a tecnologia, com as redes sociais e não pensamos em mudança, em que o futuro e escolha de quem nos representa, depende de nós. É preciso melhorar não só em questão de estrutura física das escolas, no modo moderno de ensinar, mas o básico: a valorização de quem ainda se arrisca e acredita na mudança do rumo em que as coisas vão tomando, os educadores.
    Daqui uns dias não existirá pessoas dispostas para tal função. Triste a ideia de ter que cogitar algo do tipo, mas a cada dia parece mais perto da realidade.
    Mas não podemos culpar apenas o governo, mas também os alunos sem interesse, relaxados, e com perspectivas fúteis da vida. Onde ter um carro, ter status e roupas legais são suficientes, e alcançam esse objetivo, não importa se o preço for entrar para a criminalidade. Se os jovens que são os mais prejudicados, os que deveriam lutar pelo direito de aprender de uma forma digna, tem essa mentalidade, o que esperar do futuro?

    ResponderExcluir
  26. Maria Claudia Nº 23 3ºC
    A educação no Brasil tem sim solução.
    O grande problema da educação hoje no Brasil é que não existem mais pessoas interessadas para melhora – lá e não digo só de alunos. Mesmo que alguns professores dêem valor a educação eles não sabem como transmiti – lá para seus alunos, hoje nas escolas se o desempenho de uma sala é ruim a escola não a estimula para melhorar, simplesmente o ataca dizendo o que o aluno deve fazer.Eu sei que o papel do professor é difícil também, mas as vezes eu me pergunto se realmente a escola se coloca no lugar do aluno e pensa em não só trabalhar, mas em ensinar com inovação.
    Não é só um problema do professor e do aluno e sim da nossa sociedade como um todo, nosso governantes por fazerem uma propaganda do Brasil, mas não desejam a evolução de nossa pátria de nossa sociedade, e culpa de nossa sociedade por fingir não ver a farsa que são nossos candidatos e continuarem votando neles em troca de pão (Bolsa Família).
    A educação pode mudar sim, mas para isso ser possível todos temos que parar de sermos egoístas e alienados e começarmos a valorizar o que temos, nos colocar no lugar do outro e lutarmos com garra pelo que queremos. O Brasil é o 7º pais mais rico do mundo, mas quando se trata de educação sua colocação fica em 88º de acordo com a UNESCO, precisamos de mudança já.

    ResponderExcluir
  27. Ianca carvalho pimentel 3°D n°11 Eu discordo pois embora o governo não investe tanto na cultura há uma massa que ainda acredita e vemos muito resultado de pessoas que vencereram através da cultura. E quando a educação eu concordo que está o caos e que se continuar mesmo do jeito que está indo a tendência é ficar como o poeta está falando , pois educação não depende de governos e políticos e sim uma família bem estruturada.Quer ter pessoas educadas vamos investir nas famílias e em pessoas.

    ResponderExcluir
  28. Nome: Larissa Celestino de Moura n°18 3°D

    Discordo com o poeta Mario Chamie pois a educação no Brasil pode ter sim uma solução, o problema está em quem não investe para melhora-lá, porque a Educação no Brasil pode ser melhorada com ajustes nas escolas melhorando a qualidade para os alunos, porque vemos hoje em dia muitas escolas com má qualidade e com uma estrutura ruim, mas também eu concordo que a educação está completamente um caos e também temos o dever de mudar essa situação se queremos um país melhor.

    ResponderExcluir
  29. Samuel carlos n°35 3°D. concordo com ele , pois a educação no Brasil só tende a piora , mas na minha opniao é proposital pelos governantes do nosso pais , pois é impossível que eles não vejam o que esta ocorrendo na nossa sociedade , pois educação não se baseia em só falar culto ou coisa e tals ,as esta no ser que se concientiza do que esta fazendo , como refletir sobre em quem esta votando ou ver um problema e se mobilizar para resolver , pois quem vê o problema e não faz nada na verdade coopera com ele .

    ResponderExcluir
  30. Ianca carvalho Pimentel N°11 3°D acredito que a educação. No Brasil se encontra em péssimas condições. ! Mas o primeiro passo para se alcansar. Algo é ter esperança de que aquilo possa acontecer mas segundo Mário já não existe mais. Essa possibilidade de melhorias na educação. A massa faz com que a população acabe. Não tendo informação do que esta acontecendo na sociedade. Mas cabe a cada um de nos fazermos com que isso tenha um fim precisamos ser uma. Sociedade. Que luta para uma pátria melhor .

    ResponderExcluir
  31. Nome: Geovan Souza Barbosa nº: 16 série: 3ºC

    Concordo com a colocação do poeta sobre a educação no brasil, o pais vive um dos seus piores momentos na educação, para os governantes quanto mais ignorantes melhor a prova disso é a aprovação automática onde os alunos simplesmente são aprovados passam de serie sem saberem ler e escrever corretamente, os professores não tem o reconhecimento merecido estudam se preparam se dedicam e não recebem um salário digno as escolas não tem os investimentos necessários e as universidades particulares só se preocupam com o dinheiro das mensalidades.
    Espero e acho que isso possa mudar se tivermos governantes que de a educação a atenção necessária quem sabe o país mude pra melhor.

    ResponderExcluir
  32. Concordo com o poeta Mário Chamie que o Brasil não tenha o investimento necessário para que haja uma educação de qualidade, porém descarto a opinião que esse problema não exista solução. Por mais que a educação do Brasil esteja um caos, isso requer uma melhora dos investimentos na educação do governo, tanto como em construções de escolas adequadas e ajustes nos salários dos professores.Esse pode ser um problema com uma solução distante, mas não impossível, já que Chamie é poeta, poderia ao menos usar sua brilhante mente para ter fé no país em que já foi secretário da cultura, com a esperança de que sim, essa educação "desgraçada" pode ser revertida se todos soubermos em quem eleger e cada um se autocorrigir para que a transformação comece de dentro para fora.

    Andressa Oliveira Fernandes n.02 3.C

    ResponderExcluir
  33. Tayna angelica 3°C n°39Eu concordo com a resposta dele por que realmente a educaçao e a cultura esta pessima pois nao tem valorizaçao da parte da sociedade e nem do governo . Mas como resolver isso? Se os nossos governantes não estão nem ai para o nosso futuro, precisamos mudar isso, pois quem sai prejudicados somos nós, precisamos abrir os olhos para os problemas, tem tantas coisas futeis, que querem coisas sem necessidade, mais o que interessa a todos ninguém ta nem ai. Acho que pode ter sim uma soluçao quando todos perceber que todas as soluçoes e problemas sao resolvidas quando sabemos honra nossa cidadania

    ResponderExcluir
  34. Nome: Lidia Silva n° 21 3°C

    A verba destinada a Educação é muito pouca, do PIB ( Produto Interno Bruto) o indicie é um dos mais baixos, por isso a educação ou seja a ''deseducação'' não varia em razão do regime politico neste pais sendo militar ou no estado democrático em que vivemos. O que tem que se fazer é investir mais na educação que é a base da cidadania bem como na saúde.
    Portanto concordo em partes com a resposta de Mario Charmie.

    ResponderExcluir
  35. Raquel Kathleen número 33 - série 3D

    Concordo em partes, no que ele se refere à cultura e a educação como Uma "desgraça" pois o que podemos perceber e vivênciar é que com o passar dos anos e situação só tem piorado a "desgraça" tem se tornado ainda maior com o passar dos anos. Porém não concordo na parte em que ele fala que "temos até medo de que isso ( cultura e educação) melhore" . Não temos medo, temos pessoas desinteressada , na mudança e que não estão disposta a lutar para que as coisas mudem.

    Minha resposta : Sim, concordo que exista solução para educação e cultura no Brasil; desde que haja pessoas aptas a frente disso (cultura e educação),que informe ao povo o estado atual da nossa educação, as possíveis melhora e o que é preciso ser feito para que isso aconteça, não tentar "esconder o Sol com a peneira " como certos líderes a frente desse projeto fazem, é agir com clareza e sinceridade ao próximo, e o que traz mais indignação e perceber a falta de preocupação desses líderes com nossas crianças, por não se incomodar de como esse estados crítico em que vivemos, afeta nossos futuros cidadãos, o futuro do Brasil. Todos nós temos que ter a cultura e educação como uma das principais Prioridades,porem hoje, em pleno século XXI o que podemos ver e afirmar é que nossa educação é cultura está se "definhando" a ponto que já não haja solução a não ser por um milagre, e acredito sim que esse milagre seja as próximas gerações, pois a geração atual já não está preocupada em, Mudar, fazer a diferença, lutar e conquistar, usufruir daquilo que lutou para conquistar. Acredito que ainda possa existir pessoas responsáveis e interessadas à frente da educação e cultura,jovens e adultos que se preocupem com o estado no nosso país que lute pela melhora, obtendo um Bom resultado para que com isso todos posso usufruir de um Brasil melhor

    ResponderExcluir
  36. Pâmela Villa Nova n° 31 serie 3°D

    Concordo com o Mario , que sim a nossa cultura e educação esta ruim sim , pois podemos perceber que no nosso cotidiano as situações só tem piorado cada dia mas , e tem sim como piora ao passar dos anos mas isso que não que dizer que termos medo de melhora a nossa educação , só não termos pessoas interessadas para ajudar a mudar.

    Minha resposta : tem sim solução para melhora a nossa educação e cultura no nosso pais , mas desde que todas as pessoas estejam disposta a muda ir mas adiante nisso , pois se querem um Pais melhor para se viver no futuro , não só a população mas o governo também , se impor para ajudar , seno que eles se preocupam muito com os jovens e crianças que estão na rua sem nenhum recurso para terem uma educação melhor ,para saber conhecer a nossa cultura , eles ja querem julgar e nessa tentativa de tentar julgar esses jovens e crianças acontecem o pior , ao invés do governo criticar por que eles mesmo não tiram os mesmo da rua e colocam em uma escola ou sera que isso gastaria muito dinheiro o nosso alias , se todos estivem preocupados mesmo o Brasil não teria essa falta de informação , de educação como termos hoje se soubemos ajudar e a resgatar vamos ter sim um Brasil melhor para todos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar! Sua opinião é sempre válida...